Empregos

Instituto Rio Branco altera data de prova de concurso para diplomata

Salário é de R$ 15.005,26. Candidatos devem ter nível superior em qualquer área

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Instituto Rio Branco vai alterar a data da prova objetiva do concurso público para 30 vagas de diplomata.A informação foi divulgada nesta terça-feira ( 28) .O salário é de R$ 15.005,26. Do total de vagas, 2 são reservadas para pessoas com deficiência e 6 são reservadas para candidatos afrodescendentes. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área.

Os convocados irão ingressar em cargo da classe inicial da carreira de diplomata (terceiro secretário) e deverão se matricular no Curso de Formação, a ser realizado em Brasília.

O concurso terá quatro fases: prova objetiva, constituída de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público; prova escrita de língua portuguesa; provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, língua inglesa, noções de economia e noções de direito e direito internacional público; e prova objetiva de língua espanhola e língua francesa.

A prova objetiva terá 73 questões, sendo 14 questões de língua portuguesa, 13 questões de língua inglesa, 12 questões de política internacional, 11 questões de história mundial, 6 questões de noções de direito e direito internacional público, 6 questões de noções de economia, 6 questões de história do brasil e 5 questões de geografia.


A prova objetiva será aplicada no dia 31 de julho, em duas etapas: a primeira às 10h, com duração de 2h30; e a segunda às 15h, com duração de 3h30.