Empregos

Marinha Mercante encerra inscrições para seleção com 180 vagas neste domingo (16)

Exige-se a conclusão do ensino médio ou equivalente, em instituição reconhecida, até 27 de janeiro de 2020

Redação iBahia com Agência O Globo

A Marinha Mercante irá encerrar neste domingo (16) as inscrições para um processo seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA). O edital está disponível no site . A oferta total é de 180 vagas para ambos os sexos (100 para o Rio e 80 para Belém). A taxa de participação custa R$ 68.

Quem pode participar
Para participar, é preciso ser brasileiro nato, ter CPF e idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos em 1º de janeiro de 2020. Exige-se ainda a conclusão do ensino médio ou equivalente, em instituição reconhecida, até 27 de janeiro de 2020. O interessado também deve estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

O candidato não pode estar na condição de réu em ação penal e não deve ter sido responsabilizado, nos últimos cinco anos, por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo administrativo do qual não caiba mais recurso. Além disso, não deve ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado, contando o prazo a partir da data do cumprimento da pena.


O concorrente também não pode ter sido julgado incapaz definitivamente para o serviço ativo das Forças Armadas ou Auxiliares ou para o serviço militar obrigatório. E não pode ser ex-aluno de EFOMM nem ter sido excluído de qualquer escola preparatória ou de formação das Forças Armadas ou Auxiliares.

Etapas da seleção
Nos dias 17 e 18 de agosto, serão aplicados os exames de conhecimentos. No período de 8 a 25 de outubro, os candidatos deverão fazer a comprovação de renda familiar.

De 18 de outubro a 22 de novembro, os concorrentes serão submetidos a seleção psicofísica. De 2 a 12 de dezembro, haverá um teste de suficiência física.

De 6 a 26 de janeiro 2020, os classificados entrarão no período de adaptação e verificação de documentos. A matrícula e o início do curso de formação estão previstos para 27 de janeiro.