Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Mudou de emprego? 3 comportamentos que você deve ter

Com as ações adequadas, você pode fortalecer o seu networking, entender melhor o funcionamento da empresa e evitar riscos

Redação iBahia • 28/06/2018 às 13:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 19:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A primeira semana de trabalho é um período muito importante, pois, dependendo das suas atitudes, poderá facilitar ou dificultar o seu processo de adaptação e a atuação profissional na nova empresa. Com as ações adequadas, você pode fortalecer o seu networking, entender melhor o funcionamento da empresa e evitar riscos que prejudiquem a sua imagem profissional. A empresa, obviamente, tem um papel fundamental em te ajudar neste processo de adaptação. Muitas oferecem um programa de integração para que o profissional recém-contratado conheça melhor as características, políticas e expectativas que a empresa possui sobre todos os seus colaboradores. Mas, às vezes, a integração demora a ser aplicada ou a empresa não possui este programa. Por isso, você deve ser capaz de “entrar no jogo” por conta própria e rapidamente! Veja, então, algumas dicas de como agir na primeira semana em seu novo trabalho.
#1 Abra sua mente
Esteja aberto a novas formas de pensar e agir na nova empresa. Você ainda não sabe claramente como esta empresa funciona e o que esperam de você. Assim, quanto mais flexível você for, mais fácil será o seu processo de adaptação e maiores serão as chances de causar uma boa impressão com a sua liderança.
Desapegue da empresa anterior. Não seja um viúvo corporativo. Pensar coisas como: “não era assim que eu fazia no meu emprego anterior”, “no meu emprego anterior as coisas funcionavam de forma diferente” ou “não acho importante fazer as atividades desta forma”, podem te distanciar das expectativas da nova empresa e encurtar a sua contratação.
#2 Fortaleça seus relacionamentos
Talvez você seja apresentado rapidamente para as pessoas com que vai trabalhar. Porém, é importante que você vá além. Busque interagir com os seus novos colegas de trabalho em quaisquer oportunidades, seja em um almoço, no café da empresa ou antes do início de uma reunião. Conheça as pessoas e os seus cargos, inicie com as pessoas mais próximas e vá expandindo para as outras áreas da empresa.
Mostre-se próximo e disponível, assim as pessoas poderão se sentir mais à vontade com você e, com certeza, te ajudarão neste processo de integração. Mantenha-se próximo também do RH para entender, claramente, o que a empresa espera de você e para ter o apoio necessário em possíveis dificuldades. Foto: Divulgação
#3 Demonstre curiosidade pelo funcionamento da empresa e pergunte!
Fazer perguntas é a sua melhor arma para entender, claramente, o que as pessoas esperam de você e para que possa entregar um desempenho excepcional. Aproveite cada oportunidade com a sua liderança, em um treinamento ou durante a rotina profissional com a sua equipe. Pergunte ao seu líder o que ele espera de você, como prefere que execute determinada tarefa ou como deve se portar em alguma situação.
Demonstre curiosidade pela empresa, mas tenha bom senso. Perguntar os motivos de determinado processo da empresa ser muito lento ou porque as pessoas não te ajudam como esperado, pode ter o efeito contrário. Os outros colaboradores podem te enxergar como uma pessoa reativa e isso pode te prejudicar.
Atuar em um novo emprego é sempre desafiador, mas seguindo estas 3 dicas você tornará o seu processo de adaptação mais fácil e efetivo. Assim, com certeza, será capaz de causar uma ótima impressão e ainda terá todas as informações que precisa para desempenhar um ótimo trabalho.
Esteja aberto aos novos desafios. Lembre-se que você só conseguirá prosperar se tiver as atitudes certas, desde o primeiro momento. Deixe claro que está trabalhando para contribuir com os seus colegas e para que a empresa tenha melhores resultados a cada dia. Desta forma, o seu caminho será muito mais tranquilo.
Sobre o autor
Allan Lopes é Coaching Sistêmico, membro da Internacional Coach Federation, Master Practitioner em PNL e especialista em gestão de performance e em processos de mentoring e coaching aplicados ao ambiente corporativo. Sócio da Soar Desenvolvimento Humano e responsável pela área de Consultoria em Recursos Humanos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos