Empregos

No mercado de trabalho, quem senta no 'Trono de Ferro'?

Como exemplo personagens da série e aplicando à realidade do mercado, a gerente sênior da Catho, Bianca Machado, listou três perfis profissionais que são indispensáveis

Redação Catho


Redação Catho


Ao longo das 8 temporadas foi possível observar como os verdadeiros líderes jogam a Guerra dos Tronos: disputas, conquistas, trabalhos em equipe e também perdas. Ambas características se assemelham ao mercado de trabalho. Mas afinal, no universo do emprego, qual o perfil ideal para  sentar no Trono de Ferro?

Tomando como exemplo personagens da série e aplicando à realidade do mercado, a gerente sênior da Catho, Bianca Machado, listou três perfis profissionais que são indispensáveis para aqueles que desejam crescer profissionalmente na carreira:

Foto: Reprodução

Proatividade (Jon Snow): Convencer e motivar pessoas é uma das característica daquele que é proativo. Esse não espera ordens e está sempre disposto a sugerir e propor novas ideias.  No mercado de trabalho, esse seria o perfil de Jon Snow, que transmitindo confiança e sem medo de ousar conseguiu unir diversos povos. Por inspirar confiança e ter iniciativa, recrutou soldados fiéis para guerrear com ele na Batalha de Winterfell.

Foto: Reprodução

Criatividade e Flexibilidade  (Arya Stark): Criar coisas novas e olhar uma situação por vários ângulos. Essas são as principais características daqueles que estão sempre dispostos à mudanças, se tornando verdadeiros agentes adaptáveis. De lady de Winterfell à grande guerreira, Arya Stark cresceu como personagem e soube se adequar a todas as reviravoltas da trama. No mercado de trabalho, saber matar um Rei da Noite por dia é tão importante quanto escutar e buscar compreender a motivação da equipe e dos gestores.

Foto: Reprodução

Dinamismo e Visão de Negócio (Daenerys Targaryen): Estar atento ao mercado e atualizado sobre qual lugar está a sua organização é fundamental para prever consequências e tomar decisões. Essas características potencializam os resultados finais da empresa e garantem o sucesso da organização, ou no caso, o Trono de Ferro. Assim como no mercado de trabalho, a mãe de dragões se manteve atenta  e desenvolveu todas as suas habilidades para retomar o trono à casa Targaryen, mostrando estratégia e visão de negócios.