Empregos

Produtividade: veja dicas de como trabalhar menos e garantir mais resultado

Para especialista, é preciso perceber o que está tirando o seu foco e quais atividades vem ocupando o seu tempo de forma destrutiva

Redação i Bahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Em uma sociedade na qual os empregos são mais exigentes e a correria do dia a dia só aumenta, muitas pessoas se perguntam: é possível trabalhar menos e garantir mais resultado? Para a mentora de produtividade Marcele Policarpo, sim. 

Foto: Divulgação

De início, Marcele considera que otimizar tempo não é fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ou seja, ser multitarefa é ruim, porque você não consegue focar em um objetivo central e o resultado disso são tarefas pela metade.

Ela afirma que é preciso perceber o que está tirando o seu foco e quais atividades vem ocupando o seu tempo de forma destrutiva, pois quando as coisas ficam esclarecidas é mais fácil encontrar tempo para outras atividades que geram prazer. Confira outras dicas:

1- Identifique as atividades de maior importância
Após a identificação, Marcele indica eliminar o que não faz sentido continuar fazendo, já que é comum as pessoas procrastinarem por motivos sem sentido. Sendo assim, é preciso encarar as dificuldades e fazer o que precisa ser feito. Acumular ou deixar para depois só vai gerar mais dificuldades.

2 - Elimine atividades desimportantes que estão ocupando o seu tempo
Tenha prioridades e coloque as atividades mais importantes no topo das suas metas. Algumas pessoas checam seus e-mails diversas vezes por dia, criam pastas, lembretes, mas esquecem do mais importante que são as entregas no final do dia.

Estar ocupado é frequentemente usado como pretexto para evitar as poucas ações que realmente são importantes, que trazem grande desconforto, e que vão trazer os resultados que você quer. A lei de Pareto diz que 80% dos resultados são produzidos com 20% de esforços! Ou seja, se você focar no que realmente importa a consequência será menos tempo trabalhando e mais horas para atividades prazerosas. 

3 – Divida as tarefas 
Para Marcele, se você tem uma grande tarefa para fazer, é melhor dividir ela em partes menores e criar metas. Por exemplo: muitas pessoas querem fazer todo o TCC e só ficam felizes quando terminam 100% do trabalho. Errado! O ideal é que essa tarefa grande seja dividida em pequenas metas: primeiro você pode ler um artigo e resumi-lo, no outro dia quem sabe você pode reservar um tempo para escrever mais três páginas, e assim por diante até a conclusão. Fazer a divisão sempre vai tornar o processo menos estressante. 

4- Não permita interrupções
Desative todas as notificações do seu celular, sem exceção. Isso inclui alerta de novos e-mails e redes sociais. Mantenha o foco na tarefa que está fazendo e não permita ser interrompido por coisas de fora, porque a cada nova notificação o seu foco é diminuído e, consequentemente, a sua produtividade é colocada em ameaça. Você sai de um nível intenso de concentração para um nível raso de concentração.

5 – Se dê uma recompensa
Um dos grandes problemas de um procrastinador pode ser a culpa que ele sente por não realizar tarefas. Então, a cada 60 minutos de produção, sem interrupções, se dê 15 minutos de recompensa! O objetivo é que as pequenas conquistas sejam comemoradas para afirmar cada vez mais que você é capaz.