Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Programa Primeiro Emprego tem 9 mil vagas disponíveis

A inscrição no Projeto Primeiro Emprego é automática, desde que o estudante tenha se formado a partir de 2015 ou esteja com 40% do curso concluído

Redação iBahia • 26/08/2016 às 7:14 • Atualizada em 30/08/2022 às 2:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Programa Primeiro Emprego tem 9 mil vagas disponíveis
Nove mil estudantes da educação profissional da rede estadual formados a partir de 2015 ou ativos terão a chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho por meio do projeto Primeiro Emprego, do governo do estado, que entra em vigor no mês de setembro.
Serão contemplados aqueles mais bem posicionados em um ranking que leva em consideração as notas dos estudantes. Por isso, para conquistar as vagas, os candidatos vão precisar de um bom rendimento escolar.
A inscrição no Projeto Primeiro Emprego é automática, desde que o estudante tenha se formado a partir de 2015 ou esteja com 40% do curso concluído. É importante, porém, atualizar os dados no site do programa até 15 de setembro.
A atualização é necessária para que a convocação seja feita por telefone, SMS e carta. Pelo menos 2 mil estudantes serão encaminhados para início imediato nos postos trabalho nas áreas de Saúde, Educação, na Polícia Militar e na Embasa. A meta estabelecida pelo governo é de que todas as oportunidades no estado sejam preenchidas até setembro de 2018.
Como ser um bom aprendiz e aumentar as chances de ser efetivado
Estudos Não pare de estudar e aproveite ao máximo o conteúdo aprendido no curso profissionalizante. Ao adquirir conhecimento, você tem mais chances de crescer tanto na vida pessoal, quanto na carreira profissional. Por isso, tire um tempo para se dedicar a isso. Veja também: SIMM oferece vagas de emprego para sexta-feira (26)
Seriedade Para que a empresa leve o aprendiz a sério, o comprometimento deve partir do próprio jovem. Tanto suas contribuições quanto os seus erros podem afetar diretamente nos resultados da empresa e, consequentemente, no trabalho dos outros profissionais.
Afinidade Gostar da área em que está trabalhando é o primeiro passo para se desenvolver melhor na área. Apesar de seus conhecimentos serem aperfeiçoados ao longo do programa, mesmo que você não caia no setor desejado ou não saiba como agir na função, lembre-se de que você é um jovem aprendiz e está ali exatamente para aprender.
Socialização Ter uma boa relação com os colegas de trabalho é essencial, até porque fazer contatos profissionais pode fazer a diferença mais à frente. Fique atento, porém, à quantidade de informações pessoais que você compartilha e como você se comporta.
Responsabilidade Tenha comprometimento com seu trabalho. Procure chegar no horário, cumprir com suas tarefas e levar a sério o que está aprendendo na empresa, mostrando que tem capacidade de assumir responsabilidades ainda maiores. Mesmo sendo jovem e ainda sem experiência em determinada área de trabalho, sua forma de pensar amadurece com o tempo.
Proatividade Não fique somente na sua zona de conforto. Seja proativo e busque novas tarefas para fazer e aprender, tanto na sua área de interesse, quanto em outras. O jovem tem que estar aberto para realizar novas tarefas, independente da área.
Feedback Pedir um retorno a um supervisor sobre seu desempenho faz com que você tome conhecimento dos seus pontos positivos e negativos na função. Essa é uma forma de fortalecer o trabalho. Com isso, você fica mais seguro ao executar tarefas e traz bons resultados para a empresa.
Interesse Aprenda ao máximo. Você está apenas começando a sua vida profissional e, por isso, ainda tem muito para se aprender. Aproveite este momento para observar as situações que ocorrem no seu trabalho.
Experiência Além de aprender mais dia a dia com suas funções do trabalho, busque aprender com os demais. Observe as outras áreas da empresa e como cada um lida com as situações de rotina para que um dia saiba agir da mesma forma depois que ocupar um cargo de confiança na organização.
Metas Não deixe de lado as suas metas e objetivos a curto e longo prazos. É importante ter uma visão para a sua carreira profissional.
Tempo Seja organizado com as suas tarefas e busque se preparar para finalizar os projetos demandados dentro do prazo. Se concentre e tenha disciplina. Apesar disso, tome cuidado para não tomar decisões precipitadas.
Pontualidade Ainda em relação ao gerenciamento do tempo, procure sempre ser pontual e responsável. Chegar constantemente atrasado, sem um motivo realmente relevante, é um fator negativo e acaba deixando o jovem aprendiz com uma imagem ruim com os colegas de empresa e, principalmente, com a chefia.
Imprevistos Esteja sempre preparado para situações não planejadas. O preparo em relação a imprevistos mostra que você tem a capacidade de lidar com problemas e apresentar soluções.
Questionamento Não tenha medo de fazer perguntas, quando necessário, e de sair da sua zona de conforto. Isso mostra que você está disposto a aprender e tem interesse no trabalho que está desenvolvendo na organização.
Desafio Se desafie a fazer algo que você nunca fez antes. Observe seus colegas de trabalho e chefes para aprender a desenvolver mais habilidades. Elas vão enriquecer sua carreira profissional.
Parcerias garantem emprego a deficientes
Com o objetivo de inserir pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho, a Apae desenvolve um Programa de Educação Profissional no Centro de Formação e Acompanhamento Profissional (Cefap), que mantém parceria com algumas empresas afim de empregar as pessoas atendidas.
Empresa do ramo de alimentação industrial, a LemosPassos firmou neste mês parceria para a contratação de 44 jovens assistidos pela entidade. Dez deles já iniciaram o trabalho em unidades de produção do grupo, nos setores de auxiliar de serviços gerais, administrativo e auxiliar de estoque.
No Cefap, os jovens recebem formação técnica e acompanhamento psicopedagógico de profissionais. Lá são realizados também trabalhos voltados para informática e música.
Gestora do centro, Camila Lima explica que as contratações são feitas por meio do programa Empego Apoiado, desenvolvido há mais de dois anos para que o acesso ao trabalho ocorra de maneira correta e para que a permanência no emprego seja duradoura.
“É importante dizer também que parte importante deste processo é a família”. A ação é realizada em conjunto com os familiares, que acompanham todo o processo.
Manoel Filho, gerente de Recursos Humanos da LemosPassos, destaca a importância de entender a necessidade de cada um dos novos funcionários. “Um passo fundamental é entender como lidar com esses garotos. Muitos deles são orientados para trabalhar em atividades operacionais sequenciais e precisam de assistência no início e de acompanhamento, mas depois exercem a função perfeitamente”.
Ele afirma ainda que, para além de estar em conformidade com a chamada Lei de Cotas ( nº 8.213), a iniciativa tem o objetivo de realizar um trabalho em que haja continuidade e que proporcione uma integração adequada. “Entendemos que não basta contratar um PCD aleatoriamente. É de extrema importância entender e acolher as necessidades de cada um deles”, analisa o gestor.
A Lei das Cotas exige que toda organização que possua 100 ou mais funcionários destine entre 2% e 5% dos postos de trabalho a pessoas com alguma deficiência ou a reabilitados.
Baixe nosso aplicativo de empregos e concursos! Ele vai te ajudar a encontrar novas vagas de trabalho e também se preparar melhor para um concurso público! Faça aqui o download na Google Pay! Faça aqui o download na App Store!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos