Empregos

Recrutadores preferem profissionais com MBA, aponta pesquisa

Especialistas dizem que a certificação alia conhecimento, experiência e networking

- Atualizada em

Dino


A pesquisa global do Graduate Management Admission Council (GMAC), organização internacional responsável pelo teste de admissão exigido por cursos de MBA (Master of Business Administration) e masters especializados, revelou que 88% dos recrutadores pretendem contratar profissionais com curso de MBA em 2016. O número é 8% superior ao mesmo período do ano anterior.


Para o presidente da IBE-FGV, Heliomar Quaresma, o diferencial é que o curso alia teoria e prática, capacidade gerencial e relacional para gerar líderes capazes de fazer a diferença dentro de uma instituição. "As empresas buscam os profissionais que conseguem transportar o aprendizado intelectual para as habilidades gerenciais e humanas. Vale destacar que o MBA é voltado à realidade do mercado e intensifica a interação mercado-teoria-troca de experiências", afirma.


De acordo com o professor de Gestão de Pessoas da IBE-FGV, Leandro Garcia, o mercado de trabalho demanda profissionais que buscam novas especializações e, na visão das empresas, ter um curso de MBA significa possuir um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao mundo corporativo."Atualmente, a procura por essa titulação é grande, tendo em vista que a formação concilia experiência acadêmica e prática", comenta ele a respeito da busca dos profissionais pela certificação.


"É um diferencial enorme. O profissional de MBA ganha mais e é muito procurado e valorizado nas empresas. Na seleção, quem tem MBA é muito bem visto, pois demonstra conhecimento e atualização contínua", ressalta. A pesquisa da GMAC também mostrou que a busca por profissionais em cursos em masters de contabilidade e finanças é representada por 23%, índice superior ao avaliado em 2009, quando a demanda alcançava apenas 15%.