Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Saiba como escolher a carreira certa para você

Especialista dá dicas de como lidar com os desafios da vida adulta

Redação iBahia • 29/10/2019 às 17:55 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Momento crucial na vida de muita gente, a escolha da profissão requer cuidados e muita reflexão. Afinal, diante de tantas possibilidades e caminhos a seguir, é comum que os jovens tomem decisões precipitadas e sem planejamento, o que pode gerar frustrações futuras.

O início da vida adulta não é nada fácil para quem não está preparado para lidar com a pressão dos pais e da sociedade quanto à escolha da carreira. Para a maioria dos jovens, o processo se inicia durante os anos do colégio, período ideal para reunir o maior número de informações possíveis sobre as profissões e áreas que mais lhe interessam. Porém, nem todo mundo se preocupa com a questão até estar prestes a ingressar na faculdade.

“Descobrir a vocação é algo fundamental para se ter uma vida plena e feliz”, garante a especialista em Coaching de Carreira e fundadora da Ability Coaching, Fernanda Dall’Anese. “O ideal é que a vida profissional seja planejada ainda na juventude, aumentando as chances de um caminho de sucesso”, completa.

Foto: reprodução

Uma escolha mal feita pode gerar inúmeras consequências na vida do profissional, acarretando até problemas de saúde, como a depressão. Por isso é tão importante optar por uma carreira que traga satisfação.

Para tornar o processo de escolha mais consciente e assertivo, Fernanda dá a dica: “Se conhecer aos 16, 17 anos não é uma tarefa fácil, pois as experiências são poucas ou nenhuma na área profissional. Por isso, começar pelo que não gosta pode ser uma ótima opção. A partir daí vêm os questionamentos e a autoavaliação daquilo que gosta”.

Para que a escolha da profissão seja muito mais certeira e coerente – e apresente menor risco de falhas – o jovem pode realizar um teste vocacional ou buscar ajuda de um coaching. “Com o Coaching, tudo fica muito claro, pois quando o jovem está em dúvida sobre duas ou mais profissões, o Coach detecta o problema em questão e auxilia através de exercícios específicos”, explica Fernanda.

A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é primordial para os jovens que buscam conhecer sua verdadeira vocação e atingir a plena realização em sua vida e profissão. “As pessoas querem trabalhar para alimentar sua sede de crescer, fazer a diferença, dizer que executam algo bem-feito e destacar-se profissionalmente”, explica Alexandre Slivnik, sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD).

Para Slivnik, “quando se faz o que gosta e aquilo que acredita, os ganhos seguem atraídos pela nossa energia. Por isso, até mesmo pessoas de grande sucesso, que chegam aos milhões de dólares, podem fracassar e ser infelizes, se o dinheiro for a única coisa que importa”, opina o especialista.

Veja a seguir algumas dicas do que você precisa saber antes de escolher a carreira

- Conheça a profissão que lhe chama a atenção: Busque conversar com profissionais da área e faça pesquisas na internet para levantar o máximo de informações.

- Entenda como funciona o ambiente de trabalho: Durante a pesquisa, procure informações também sobre as funções que podem ser exercidas e o que se espera do profissional.

- Saiba como são as pessoas que atuam nessa área: Tente traçar o perfil dos profissionais que estão no mercado e veja se você se identifica com ele.

- Analise a atual situação da profissão no mercado de trabalho: Para evitar surpresas desagradáveis quando finalmente se formar, vale conferir as projeções da carreira que escolher.

- Saiba como é a rotina daquele profissional: Tente descobrir detalhes da rotina profissional e veja se eles condizem com o que você espera da profissão.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos