Empregos

Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego online

Muitos candidatos acabam não sendo aprovados por erros cometidos durante a entrevista online

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Com o isolamento social, muitas empresas tiveram que se adaptar ao cenário atual com a adesão ao home office. Na área de gestão de pessoas não foi diferente, os processos seletivos presenciais passaram a ser realizados de modo remoto, através das diversas plataformas digitais. Porém, muitos candidatos acabam não sendo aprovados por erros cometidos durante a entrevista online.

Para a analista de carreira da Uninassau Salvador, Eliane Martins, um dos erros mais cometidos nesse tipo de entrevistar é achar que, por estar “longe”, o recrutador não irá observá-lo. “Os candidatos precisam se comportar da mesma forma de uma entrevista presencial, atentar a postura, ao uso de roupas formais para mulheres, maquiagem leve, não abusar do decote e não deixar que o cabelo atrapalhe a visão do rosto. Para homens, a barba feita e roupa formal”, explicou.

A psicóloga ainda alerta para o ambiente da entrevista. A dica da profissional é que a pessoa deve estar em um local onde a parede seja clara, que seja iluminado, que não tenha ruído, de preferência um local isolado para que não ocorram interrupções, além de testar antes os equipamentos para que não ocorram problemas estruturais, como fone e microfone não funcionarem.

Objetividade e clareza nas informações também são observadas pelos recrutadores. Eliane diz que, o candidato precisa apresentar suas experiências profissionais e relatar seu objetivo conforme consta no currículo. Deve respeitar sempre o formato da entrevista feita pela empresa. Se for mais formal, responder aquilo que o recrutador lhe perguntar e se informal, se apresentar de forma dinâmica, sempre atentar a língua portuguesa para não cometer erros.