Empregos

Saiba quais são as 10 profissões que estarão em alta em 2019

Construção da lista leva em conta tendências do mercado, economia do país e mudanças de comportamento social

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O ano de 2019 acabou de começar e sempre bom ficar atento às tendências do mercado para começar o ano da forma mais próspera possível. O diretor executivo da Bazz Estratégia de Recursos Humanos, Celso Bazzola, definiu quais são as profissões que se destacarão neste período.

“O que leva a definirmos algumas carreiras promissoras para o próximo ano são as tendências de mercado e a economia do país. As necessidades e mudanças de comportamento também influenciam nessa análise”, explicou.

Bazzola também alerta que, mesmo diante das tendências, os planos profissionais não devem ser ignorados. “Não devemos alterar nossos projetos para outras carreiras apenas por tendências, considero que mais importante é avaliar suas habilidades e paixão, assim, com certeza, o sucesso será inevitável”, disse.

Mas vamos as áreas de destaque segundo Celso Bazzola:

1. Agroecólogo - profissional que combina conhecimentos de sustentabilidade com agroindústria.

2. Gerontólogo – atua não só com a saúde de pessoas idosas, mas também com a felicidade e o bem-estar delas.

3. Analista de BI (Business Inteligent) - tem capacidade de interpretar dados e entender os comportamentos de consumo.

4. Técnico em drones - especializado em pilotar esse tipo de aeronave não tripulada para serviços na parte de segurança, fotos e filmagens, análise de campo e solo, etc.

5. Desenvolvedor mobile – profissional que desenvolve softwares para dispositivos móveis


6. Cientista de dados - papel decisivo para o futuro de muitas empresas, pois utiliza seus conhecimentos estatísticos e matemáticos para resolver problemas de negócios e identificar tendências capazes de alavancar os resultados da companhia.

7. Analista de mídias digitais - ajuda a buscar por meio do engajamento o bom relacionamento por meio das redes sociais digitais.

8. Biotecnologista - pode trabalhar com o melhoramento da produção agrícola, com o controle de qualidade e desenvolvimento de remédios.

9. Designer de games - consiste em criar e desenvolver jogos eletrônicos para diversas plataformas, seja ele para treinamento ou entretenimento

10. Conselheiro - seu papel é sugerir melhorias para a governança corporativa, com base nos seus conhecimentos técnicos de controladoria, finanças e contabilidade e vivência de mercado.