Empregos

Sebrae realizará evento para capacitar empreendedores

3ª Semana do Empreendedor Individual será realizada em todas as capitais do país e no Distrito Federal

Da Redação (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Brasília - O Sebrae realiza, de 27 de junho a 2 de julho, a 3ª Semana do Empreendedor Individual em todas as capitais do país e no Distrito Federal. A mobilização tem como meta formalizar 40 mil empreendedores e atender a 50 mil, com foco especial na sustentabilidade dos formalizados e na gestão de negócios.


O anuncio foi feito pelo presidente da instituição, Luiz Barretto, em reunião realizada nesta terça-feira (7) com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e com integrantes de órgãos públicos e entidades parceiras do programa Empreendedor Individual (EI).


O objetivo da reunião foi analisar o andamento do programa e definir estratégias para avançar. “O desafio é fazer com que o programa cresça em formalização e, também, com desenvolvimento empresarial”, disse Barretto ao explicar o foco da 3ª Semana do Empreendedor Individual.


O Sebrae está desenvolvendo um programa de capacitação específico para os empreendedores individuais com base nos serviços oferecidos na área de gestão de negócios. A instituição também está realizando uma pesquisa sobre o EI para otimizar o trabalho de orientação aos empreendedores. “Queremos saber quem são e onde eles estão”, disse Barretto.


A exemplo da 1ª e da 2ª etapas, a 3ª Semana do Empreendedor Individual contará com tendas do Sebrae em locais de grande circulação. Na reunião, o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos, disse que a mobilização também incluirá o envio de mensagens informativas via celular para os empreendedores abordando assuntos que vão da gestão de negócio à orientação tributária. “Para nós, a casa do empreendedor é o seu telefone, por isso as mensagens via celular vão ajudar no processo de orientação”, disse.


O evento também prevê a mobilização de órgãos públicos e instituições parcerias na operacionalização do EI, além de instituições financeiras que oferecem produtos e serviços financeiros para esse público.


O Brasil possui cerca de 1,2 milhão de empreendedores individuais. O Sebrae trabalha para contribuir com a meta nacional de 1,5 milhão até o final de 2011. A previsão do secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, é de que em setembro ou até o início de outubro essa meta será alcançada.


As informações são da Agência Sebrae de Notícias.