Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Só depende de você! Saiba como conquistar o seu primeiro emprego

A formação técnica pode ser o caminho mais rápido para o posicionamento no campo profissional, mas existem muitas outras possibilidades

• 11/04/2011 às 17:38 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Por Érica Torres e Rafaele Rego

Conseguir o primeiro emprego diante da exigência cada vez maior do mercado de trabalho não é tarefa fácil. Hoje, grande parte das ofertas tem como pré-requisito algum tempo de experiência, e aí surge a questão: como ter a tal experiência sem receber uma primeira chance? Na maioria dos casos, isso é um dilema, mas há como driblar a situação.

Não basta o diploma, quem sai da faculdade precisa ter conhecimento da área na qual quer atuar, estar bem informado e, se possível, ter uma boa rede de contatos. Dessa forma, os empecilhos diminuem na hora da seleção, garante Eliana Alves, gerente de recursos humanos da empresa SERH . "O mercado está apto a receber pessoas confiantes e com habilidades. O perfil do indivíduo é o que mais analisamos neste primeiro momento em que a experiência profissional é mínima ou isenta".

alvaro

Eles fazem a diferença

Álvaro Mendonça, formado em Engenharia Elétrica, sempre soube que para conseguir o primeiro emprego dependia apenas da sua força de vontade, por isso, começou desde cedo a buscar formas de se aperfeiçoar na área. Ele fez um intercambio de dez meses na Suiça, onde trabalhou em uma empresa de distribuição de energia e água, período em que precisou trancar o curso. Também aprendeu alemão, inglês e espanhol e participou de diversos cursos extracurriculares, um deles na área de petróleo, com duração de dois anos. O resultado? Mora atualmente em Recife, onde trabalha como trainee da Odebrecht, uma das maiores empresas de engenharia e construção do Brasil.

Para chegar onde está, Álvaro precisou passar por muitas etapas de seleção nas empresas para as quais enviou currículo e se cadastrou através dos sites. "Eu procurei elaborar uma lista das maiores empresas onde desejaria atuar e, a partir daí, comecei a enviar meu currículo junto com uma carta de apresentação, cobrada por algumas delas". Após passar por várias etapas de seleção, o rapaz concluiu que mais do que a bagagem, as empresas buscam perfis específicos.

alessandraAntes de se formar em Enfermagem, Alessandra Neumayer, não imaginava que conseguiria seu primeiro emprego tão rápido. Em menos de um mês, foi aprovada em uma série de seleções para trabalhar em um grande Hospital de Salvador e diz que os estágios foram fundamentais para sua aprovação. "Sempre procurei estagiar enquanto estava na faculdade, então fiz muitos estágios voluntários, conheci muitas pessoas e aprendi mais sobre a minha profissão", relembra.

Na hora de participar das entrevistas Alessandra foi cautelosa, como a área de saúde é mais delicada do que as outras, a preocupação com a imagem que iria passar na seleção também foi considerada por ela. "Como não conhecia o ambiente, procurei me vestir da forma mais simples possível, cabelos presos, unhas feitas, curtas e com esmalte claro, e quase nada de maquiagem. Já no segundo dia, caprichei um pouco mais porque percebi que as enfermeiras andavam bastante arrumadas", explica. A remuneração para as 44 horas de trabalho semanais, é acima da média salarial.

pedroQuando escolheu o curso técnico de Engenharia Mecatrônica, Pedro Bamberg sabia que as oportunidades de emprego eram restritas na Bahia, mas com diferenciais, conseguir um estágio não foi problema para ele. No meio do curso de três anos e meio do Senai Cimatec, conquistou uma vaga na montadora Ford, em Camaçari. Com apenas um ano de trabalho foi contratado como coordenador de projetos de novos veículos.

Bamberg afirma que um dos fatores decisivos para entrar no estágio foi o domínio da língua inglesa e a realização de cursos extracurriculares. "Um dos cursos que impulsionou a minha contratação foi o de Fast Track, especialização em sistemas automotivos no Senai". O tecnólogo optou, este ano, por fazer o bacharelado de Engenharia Mecânica em uma faculdade de Salvador para expandir seu currículo.

A formação técnica pode ser o caminho mais rápido para o posicionamento no campo profissional, mas existem muitas outras possibilidades. O consultor empresarial Carlos Prates, também autor do Blog Empregos do portal iBahia, diz que os setores de varejo e telemarketing são os que mais oferecem oportunidades para o primeiro emprego.

Prates dá a dica: também vale a pena o interessado buscar contatos no interior do estado, principalmente, se o objetivo for atuar na área de construção civil. “Grandes empresas estão imigrando para regiões mais distantes da capital e obras estão sendo realizadas, como a ferrovia que liga Tocantins ao litoral de Ilhéus e passa pela cidade de Brumado” afirma. Confira abaixo um passo a passo elaborado a partir dos conselhos de Eliana Alves, gerente de Recursos Humanos:

01passoapasso

Para quem não tem condições financeiras de investir em uma faculdade particular, a saída pode ser o curso profissionalizante Juventude Cidadã, oferecido gratuitamente pelo governo. Liliane de Jesus, 20 anos, encontrou aí a chance dela: “Com apenas três meses de aula consegui um emprego como atendente de uma lanchonete”. A jovem que mora no bairro de São Caetano entrou no curso logo após concluir o segundo grau, fez três meses de aula e conquistou seu primeiro emprego, onde está há quatro meses, e pretende continuar até se profissionalizar em alguma carreira. O Projovem e o Trilha são outros programas que seguem esta mesma linha e, para participar, o candidato deve fazer o cadastro em unidades do Simm e SineBahia.

adalgisa

Adalgisa Bellas de Águas Claras, conseguiu seu primeiro emprego de carteira assinada aos 25 anos, depois de ter participado do curso de Auxiliar Administrativo do Trilha. O motivo para ela ter entrado no mercado de trabalho "tarde" foi a maternidade aos 17 anos. "Não tinha tempo de trabalhar, tinha que cuidar do meu filho, então me virava vendendo roupas e doces", conta. O emprego de operadora de caixa que conquistou através do programa só durou três meses, mas foi o suficiente para lhe ensinar a como lidar com o público. "Hoje tenho uma desenvoltura muito maior e sei me expressar melhor", afirma.

01oportunidades
Serviço

Simm - postos do Simm, no Comércio - Rua Miguel Calmon, 382; no Cabula - Praça da Mangueira, 84; em Cajazeiras - Estrada do Coqueiro Grande, 1.902 ou na Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Municipal Imeja

SineBahia - unidade central do SineBahia, situada na avenida ACM nº. 3359 – Edf. Torres do Iguatemi, ou postos do SAC



Fotos: Arquivo Pessoal

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos