Empregos

Veja 5 lições do MasterChef para a sua carreira

Programa de TV deixa aprendizados fundamentais para ser competitivo no mercado de trabalho

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


Redação Catho

O reality show MasterChef da Rede Bandeirantes, baseado em um formato original do mesmo nome no Reino Unido, tem feito muito sucesso e é sempre um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O programa que promove uma disputa entre talentosos competidores, apaixonados por culinária, mostra um cenário de pressão e pode ensinar muito para sua carreira.


Um cozinheiro amador que em 17 episódios pode se tornar um chef profissional, essa é a promessa do programa, mas é preciso vencer vários obstáculos para chegar ao final da competição. O propósito dos competidores pode até ser apresentar o melhor prato, ao final de cada prova, mas antes disso é preciso demonstrar outras habilidades, assim como, profissionais em sua jornada profissional.


Confira, na sequência, algumas lições importantes que o MasterChef ensina para sua carreira e que podem levar os competidores mais longe na competição.




Lidar com críticas

Muitos telespectadores se assustam com as críticas dos chefes de cozinha e jurados do programa, tudo bem, este tratamento faz parte do roteiro do reality, mas os competidores precisam lidar com isso. No mercado de trabalho, a cada tarefa que um profissional realiza, ele está sendo provado e sujeito a críticas.


Fazer com que um julgamento lhe puxe para cima é fundamental e pode lhe diferenciar e o tornar mais forte. Ter autocontrole nessa situação também será fundamental, afinal, o trabalho deve continuar. Até mesmo os competidores eliminados, de alguma forma eles continuam a exercer uma atividade e devem buscar sempre o melhor.



Ser estratégico

Embora a competição tenha apenas um ganhador, os competidores realizam algumas provas em grupos e é preciso saber trabalhar em equipe e liderar em alguns momentos. Fazer boas escolhas ao montar um grupo, ou saber o que fazer dentro de um time é fundamental para entregar bons resultados, e a melhor forma de conseguir isso é ter estratégias e conhecer os seus pontos fortes e fracos.




Trabalhar sob pressão

Pessoas com diferentes formas de pensar e agir, uma supervisão nada tolerante e um alto nível de cobrança, sim, os competidores estão sob pressão a todo momento. O programa tem todos os seus artifícios para manter interesse do público, mas o mercado de trabalho não é tão diferente. Os profissionais que conseguirem entregar resultados, mesmo com altos níveis de pressão, com certeza, chegarão mais longe.




Planejar-se

O planejamento é uma das etapas a serem vencidas pelos competidores no MasterChef, afinal, há pouquíssimo tempo entre a ideia do que fazer, a compra dos ingredientes, execução da receita e entrega final do prato. Sendo assim, cada etapa deve ser planejada desde o início de cada atividade. Este conceito pode ser levado para sua vida profissional, pois o planejamento evita perda de tempo, aumenta o foco, e o faz visualizar novos caminhos.



Surpreender

Ser ousado, fazer diferente, testar, optar pelo novo, essas ações podem levar os candidatos cada vez mais longe na competição. No dia a dia de um profissional não é muito diferente. É fácil apostar no simples, no normal, as chances de errar são menores, mas o poder de inovar de surpreender é mais eficaz e o torna um profissional melhor e diferenciado. Ouse sempre!