Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Veja os 3 passos para planejar a sua transição de carreira

Clareza na escolha da nova opção profissional é fundamental

Redação iBahia • 15/05/2019 às 12:32 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A transição de carreira é um processo complexo e exige a conclusão de alguns passos para que ocorra com sucesso. Infelizmente, a grande maioria dos profissionais não segue estes passos. A consequência disso é um processo de transição que não avança, gera muita ansiedade e dúvida na cabeça do profissional e pode, até mesmo, terminar em frustração e arrependimento.
Fazer uma transição de carreira não é como trocar de roupa. Essa mudança pode não ter volta, pois afeta drasticamente a sua trajetória profissional, impactando no seu currículo e alterando a sua percepção sobre o trabalho. “Vou tentar algo novo e, se não der certo, eu volto para minha carreira antiga” nem sempre funciona.
Sendo assim, a clareza na escolha da nova opção profissional é fundamental! Testar as novas opções de carreira é perigoso e pode consumir anos preciosos da sua vida e transformar a sua carreira em um queijo suíço, repleta de buracos.
Para que você não caia em armadilhas e faça o processo da forma correta, seguindo exatamente os pontos que questiono os meus clientes nos processos de coaching de carreira, siga estes 3 passos:
Entenda quais são as suas características profissionais
O primeiro passo para planejar a sua transição de carreira é se conhecer. Talvez você só busque uma transição de carreira hoje porque não fez esta análise antes de procurar o seu primeiro emprego. Assim, a sua insatisfação aumentou até decidir que quer trabalhar com algo diferente.
Quais são as suas habilidades? O que você faz bem? Prefere um ambiente de trabalho com pessoas para interagir ou para trabalhar sozinho? Gosta de um ambiente repleto de regras ou que seja completamente flexível? Entender como você mesmo funciona em um ambiente de trabalho é o primeiro passo para construir a sua mudança.
Caso não consiga responder a estas questões de imediato, utilize algum teste ou ferramenta para te ajudar. Na internet, é possível encontrar uma série de testes de personalidade e sobre as suas características profissionais.
Foto: Reprodução
Liste as opções de trabalho válidas para você
Depois de ter realizado uma profunda análise sobre a sua forma de funcionar profissionalmente, você será capaz de entender quais opções trabalho funcionam para você. Basta avaliar quais trabalhos estão de acordo com as suas características profissionais e quais empresas atenderiam as suas expectativas.
Neste momento, é fundamental avaliar todas as opções de trabalho, como trabalhar em uma empresa sobre um contrato formal (CLT), em uma na qual pagará os seus impostos (contrato PJ), atuar como autônomo sem qualquer vínculo ou, até mesmo, como empreendedor tocando um negócio próprio!
As opções são inúmeras e você precisa considerá-las nesta análise. Muitas vezes a sua carreira perfeita pode se encontrar em uma oportunidade que você ainda nunca cogitou atuar!
Defina um passo a passo para construir a mudança
Passadas as fases de análise, é hora de entrar em ação. Para isso, é necessário uma estratégia clara e coerente para que não gere impactos negativos na sua vida. Pense em como fazer a mudança acontecer da melhor forma possível e não da maneira mais rápida.
Qual o primeiro passo deste processo? Quanto tempo durará a transição? Existirá um período de preparação técnica ou comportamental? Quanto tempo e energia precisará dedicar neste processo? Quando será o momento certo de virar a chave e fazer a transição de fato? E, depois disso, o que precisa fazer para sustentar a mudança e garantir que continuará no caminho certo do sucesso planejado?
Lembre-se que uma mudança de carreira não é como escolher uma roupa. Afinal, poderá trazer impactos para o resto da sua vida. A análise, o planejamento e cada ação devem ser pensados com muito cuidado para não gerar arrependimentos ou frustrações futuras

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos