Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Veja os medos que te impedem de se candidatar à uma vaga

Medo do desconhecido começa a brotar quando cria cenários em sua começa baseado no termo "e se"

Redação iBahia • 17/07/2018 às 12:27 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Só de pensar em uma mudança você já sente um desconforto natural. Quando pensamos em uma mudança profissional, independente do quão boa seja, o desconforto parece ser ainda maior. Isto pode ocorrer, pois o trabalho é um dos grandes pilares na vida do ser humano.
O medo do desconhecido começa a brotar quando cria cenários em sua começa baseado no termo “e se”. E se eu me candidatar e não receber nenhuma resposta? E se eu me candidatar e não conseguir responder adequadamente as perguntas da entrevista? E se eu me candidatar e não conseguir o emprego? E se eu me candidatar, conseguir o emprego, mas não gostar da empresa, do trabalho, do líder ou da equipe?
Foto: Reprodução
Você pode experimentar o medo do sucesso, do fracasso ou da rejeição, mas lembre-se que o medo não é real: é apenas uma criação de sua imaginação. É uma ferramenta que sua mente utiliza para evitar que você sofra no futuro. Mas será que terá algum problema se você se candidatar para a próxima oportunidade que aparecer?
Veja abaixo alguns medos que podem te impedir de prosseguir e conquistar seu emprego:
Medo 1: Você não se sente 100% capaz para assumir a vaga
Olhar um anúncio de vaga e achar que não consegue atender a todos os critérios pode ser comum, mas faça uma análise. Você, realmente, não possui grande parte das habilidades necessárias? Será que em um curto período você não conseguiria aprender e superar alguma possível lacuna em seu perfil profissional?
Você, realmente, precisará avaliar se possui as habilidades mínimas para a posição. Agora, se você atende a maioria dos critérios, por que não se candidatar? Você não precisa se achar o candidato perfeito. O recrutador que irá avaliar quem é o mais adequado. Portanto, assuma um desafio novo e participe do processo seletivo, mesmo sem ter 100% das características da vaga (mas tenha pelo menos 80% dos requisitos solicitados).
Medo 2: Você nunca trabalhou no segmento desta empresa
Você pode ser um analista financeiro que sempre trabalhou em indústrias de materiais de construção e não sabe se consegue desempenhar um bom papel em outros tipos de empresa. Você vê uma vaga de analista financeiro em uma startup de tecnologia e fica com medo se conseguirá entender este novo universo organizacional.
Não se preocupe com isso. Se você possui a experiência necessária para vaga, conseguirá desempenhar o seu papel. Avalie apenas se você se identifica com os valores da empresa. Isto é mais importante do que a área de negócio na qual ela está inserida! Trabalhar em uma empresa com uma cultura alinhada ao seu perfil garantirá a satisfação necessária para se manter por longos anos na empresa.
Medo 3: Você acha que todos os outros candidatos são melhores que você
É comum chegar em uma dinâmica de grupo e fazer uma análise rápida dos outros candidatos pensando que alguns podem ser mais inteligentes, ter uma experiência profissional maior ou ter uma postura mais madura que a sua. Porém, esta análise é feita sem muito fundamento, uma vez que você nem conhece essas pessoas.
Sendo assim, lembre-se que o seu principal concorrente no processo seletivo é você mesmo. Geralmente é você que, automaticamente, se elimina do processo seletivo ao não dedicar tempo suficiente a estudar como elaborar um bom currículo, ao não se preparar para a entrevista de emprego ou quando não estuda a empresa previamente.
Prepare-se e entregue o seu melhor. Dedique sua energia nisso. Se focar na comparação com outros candidatos, a sua energia será direcionada para esta análise e você não conseguirá focar em sua apresentação pessoal.
Medo 4: Você tem medo do que a mudança pode causar
Quando você pensa em um emprego novo, também pode pensar em todas as outras coisas que vem junto e que podem não ser tão boas assim. Por exemplo, você pode pensar que terá de construir relacionamento com vários colegas novos e que alguns deles podem não ser tão legais assim, se a empresa oferecerá, realmente, um ambiente de trabalho agradável ou se seu futuro chefe não será um carrasco.
Dê um passo de cada vez. Não tente prever o futuro, pois você não tem esse poder. Candidate-se a vaga, participe do processo seletivo e, se achar que é uma boa oportunidade, siga em frente. Lide com os problemas apenas quando eles aparecerem. Lembre-se: sempre que enfrentou um desafio, você saiu mais forte e melhor.
Medo 5: A vaga parece muito boa para ser verdade
Às vezes será! Acredite, existem empresas fantásticas que oferecem uma ambiente de trabalho incrível, pagam ótimos salários, tem um amplo plano de benefícios e ainda podem propiciar o crescimento que você deseja em sua carreira. O problema é que, como você nunca viu uma empresa assim, acha que ela não existe.
Pare de ouvir tanto seus amigos e familiares e procure desenvolver uma visão mais imparcial sobre as empresas que buscar uma oportunidade de trabalho. Avalie a empresa e converse com pessoas que trabalham lá. Você pode se surpreender!

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos