Empregos

Vida e carreira: o que você tem feito para construir o seu 'pacote de felicidade'?

Existe hoje uma busca desenfreada pelo sucesso, o que leva as pessoas a agirem como se fossem máquinas

Susanne Andrade, Redação Catho
- Atualizada em

Você sabia que, assim como no dicionário, a “felicidade” na vida vem antes do “sucesso”? Uma pesquisa realizada na Harvard chegou a essa conclusão: diferente do que se acreditava, de que as pessoas ficavam felizes após conquistar o sucesso, é a felicidade das pessoas que as levam ao sucesso. Você pode encontrar mais detalhes no livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz” do Shawn Achor.

Foto: Reprodução

Existe hoje uma busca desenfreada pelo sucesso, o que leva as pessoas a entrarem no mecanismo de fazer coisas e atingir metas, como se fossem máquinas. Essa atitude começa a leva-las ao adoecimento da alma, como o stress, depressão, quando não chegam a desenvolver o pânico, impactando negativamente em seus resultados.

A causa de tudo isso é a falta de um sentido maior para a vida e o trabalho, quando muitos profissionais escolhem a carreira ou a empresa para trabalhar por conta do quanto será remunerado, como se isso fosse um termômetro de sucesso. Paralelo a isso, se esquecem de cultivar e cuidar da vida pessoal, do lazer e prazer, de momentos especiais com a família e amigos.

Entender que é importante inverter essa lógica na prática traz o foco para o ser humano e seu bem-estar, como o ponto de partida para se alcançar o que deseja. É a humanização na prática!

Toda essa abordagem me faz lembrar um profissional de TI que acompanhei no processo de coaching, o Bruno Soares. Ele disse que todo o trabalho que desenvolvemos levou-o a construir o “pacote de felicidade”, o que estava lhe conduzindo a ter uma vida de sucesso, com equilíbrio e inteligência emocional. Andes do processo ele acreditava que só era possível se realizar na vida pessoal ou na carreira, como se uma alternativa anulasse a outra. E o seu grande salto aconteceu justamente quando aprendeu que uma coisa estava ligada a outra, de maneira integral. Ao final ele disse: “Consegui olhar a minha vida de cima e compreendi o que é necessário para alcançar o que chamo de Pacote de Felicidade”.


E você, quer conquistar o seu “Pacote de Felicidade”? Para isso é importante:

Investir no seu autoconhecimento

Identificar o seu propósito e segui-lo

Trabalhar a sua inteligência emocional

Equilibrar a sua vida pessoal com a profissional

Buscar o seu autodesenvolvimento constante

Pequenos passos com grandes resultados! O sucesso? Vem como consequência e é o que desejo a você.