Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > empregos e concursos
Whatsapp Whatsapp
EMPREGOS E CONCURSOS

Você é um profissional com boas maneiras? Descubra!

Seja em uma entrevista durante uma seleção ou entre os colegas de trabalho e superiores, sua postura profissional estará sendo avaliada

Redação iBahia • 11/06/2016 às 20:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 15:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Se você pudesse dar uma nota de 0 a 10 sobre o modo como você trata os colegas do escritório, qual seria? E sobre as roupas que veste para ir trabalhar, consideraria elas condizentes com o perfil da empresa? E quando precisa falar da empresa ou do seu gestor, diria que assume uma postura profissional ou não?
Estas e outras atitudes podem dizer muito sobre como você é visto pelos demais no ambiente profissional. Seja em uma entrevista durante um processo de seleção ou entre os colegas de trabalho e superiores, sua postura profissional estará sendo avaliada a todo momento. Por isso, vale tomar alguns cuidados para não ficar com a imagem negativa.
“Durante uma entrevista, por exemplo, alguns aspectos devem ser levados em consideração, já que nesse momento sua postura e maneiras serão minuciosamente observadas. Devemos chegar cedo ao local, com no mínimo meia hora de antecedência, pois atrasar, além de deselegante, pode fazer com que você perca a oportunidade de emprego ali”, explica Maria Inês Borges da Silveira, consultora de comportamento profissional, etiqueta social e marketing pessoal.
Outra dica é se informar sobre a empresa e suas políticas antes do dia marcado para a entrevista. Ao entrar na sala do entrevistador, permaneça em pé até que seja convidado a sentar. A conversa deve ser iniciada pelo interlocutor e, quando questionado, o candidato não deve fazer observações negativas sobre seu antigo emprego, evitando ao máximo excessos de familiaridade ou de franqueza. Veja também: Senac abre mais de 6 mil vagas em cursos em toda a Bahia
E quanto à vestimenta, o que usar no dia da entrevista? Maria Inês comenta que para as mulheres a roupa ideal é terninho ou calça e camisa de manga comprida. A especialista recomenda evitar roupas muito justas, transparentes ou decotadas. Já os acessórios devem ser sempre discretos.
Para os homens a recomendação são ternos de cores sóbrias ou calça e camisa de manga comprida. “O importante é estar com a roupa limpa, passada e discreta. Os homens também devem evitar bermudas, camisetas e roupas justas demais”, salienta.
Já no trabalho, para que o dia a dia seja tranquilo e harmonioso, Maria Inês destaca algumas atitudes simples que podem fazer a diferença: bater à porta antes de entrar em uma sala, sentar de forma adequada e com as pernas unidas, não mascar chicletes, não fazer fofocas nem ter conversas inconvenientes durante o expediente, usar perfumes de maneira adequada e jamais usar os materiais do escritório em benefício próprio. “Tenha comprometimento, procure qualificação, faça além do que foi solicitado. Seguindo estas dicas com certeza você terá muito sucesso profissional”, finaliza a consultora.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM EMPREGOS E CONCURSOS :

Ver mais em Empregos e Concursos