Com inscrições abertas até o dia 22 de outubro, o Processo Seletivo 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem mais de 7,2 mil vagas para cursos superiores e técnicos em 20 cidades da Bahia. Os cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos) destinam-se aos candidatos que concluíram o ensino médio. Na seleção, 100% das vagas serão ocupadas por quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015: 60% delas para ingresso através da classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em relação aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio. Para os cursos técnicos integrados, com formação em quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído. Nesses dois processos seletivos, 100% das vagas terão aplicação de prova de questões objetivas e redação. Para os interessados em concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30. A data de aplicação da prova será no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h30. Caso o candidato seja egresso de escola pública, de acordo com as especificações de cada edital, é possível solicitar a isenção parcial no período de 1º a 25 de setembro e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3. Já os cursos técnicos integrados, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com duração de quatro anos, destinam-se a candidatos que possuam a idade mínima de 18 anos e concluíram o ensino fundamental. A seleção será composta de duas etapas: a) participação em palestra informativa, preenchimento do questionário socioeconômico e redação; b) entrevista. O total de 7.260 vagas está distribuído nos municípios de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
Reserva de vagas Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível ainda que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.
Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade