Encantos do Comércio

Música, festa religiosa, ensaios e mais: Comércio tem calendário agitado durante todo ano

Apesar de ser um centro historicamente voltado para negócios e comércios, o bairro é convidativo para quem curte festas

Especial de Conteúdo
- Atualizada em
Oferecimento
Que Salvador é uma cidade que mistura o sagrado e o profano, é de conhecimento de todos. Além disso, a música é uma das principais manifestações artísticas do seu povo. E um lugar da capital em que toda essa representatividade pode ser encontrada é o bairro do Comércio. Apesar de ser um centro historicamente voltado para negócios e comércios, o bairro tem calendário agitado durante todo o ano.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Salvador

A começar pela segunda quinta-feira do ano, quando o Comércio torna-se o ponto de partida da Lavagem do Senhor do Bonfim. É da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia que o cortejo segue em direção à Igreja do Senhor do Bonfim. Na ocasião, milhares de fiéis se reúnem na região da Cidade Baixa. O percurso reúne venda de comida e bebida, música para todos os gostos, fé e alegria. O trajeto ainda possibilita conhecer alguns pontos do Comércio, como o Mercado do Ouro, Museu do Ritmo e o Plano Inclinado.

Ainda no verão, ensaios agitam o bairro. Porto de Salvador Eventos, Museu du Ritmo e Trapiche Barnabé são casas que recebem shows de artistas baianos. Além dos ensaios, algumas festas já se incorporaram no calendário do bairro. Há 4 anos o Biergarten, por exemplo, chegou ao Comércio com a mistura de música e cerveja. No próximo dia 20, terá mais uma edição. A Festa Flow é outra que agita o bairro durante o ano.
Foto: Reprodução / Instagram Biergarten
Mas não é só de axé que se faz a cena musical do bairro. No Museu de Arte Moderna (MAM) o jazz já virou tradição. Todo sábado, o JAM no MAM leva ao local  uma trilha sonora especial, baseada no melhor estilo das jam sessions, sem nos fins das tardes.

Na terra e no mar
A Baía de Todos os Santos banha o Comércio e não tinha como as águas mais famosas da cidade não se tornarem palco de grandes eventos. Há 50 anos a Regata Aratu Maragojipe colore a Baía com seus barcos, com uma edição anual.

Até durante o Carnaval, as águas são aproveitadas para mais festa. O Carnaval Náutico, criado em 2018, leva o show para o mar. Neste ano, a folia foi próxima ao Solar do Unhão.

Vem pro Centro
Recentemente, a Prefeitura de Salvador lançou o projeto "#vemprocentro", que tem como objetivo levar mais vida ao centro da cidade. O Comércio é um dos bairros contemplado por essas ações. Durante o Festival da Primavera, por exemplo, o Porto Salvador Eventos, na Avenida da França, recebeu shows em seus espaços.
Brasik Cake Show é o maior evento de confeitaria da América Latina / Foto: Divulgação / Porto Salvador Eventos
Ainda dentro do "vemprocentro", o Comércio receberá o Ruas Criativas, que vai contar com um circuito de arte urbana. A prefeitura irá selecionar seis artistas baianos – entre nomes consagrados e novos talentos – para fazer intervenções em espaços públicos. A ideia é que as ruas do bairro se tornem uma espécie de percurso de arte urbana.

Neste ano, o Comércio ainda recebeu o Navio Escola Libertad, que esteve aberto para visitação pública no Porto de Salvador.

O Porto de Salvador Eventos, inclusive, foi palco para alguns eventos, de diversos seguimentos, que movimentaram o bairro. 'Bonita Brasil Hair and Beauty’, voltado para o mundo da beleza; ‘Expo Síndico’, evento para o mercado de condomínios; ‘Feira Brasil Vitrinni’, feira de moda que apresentou em junho as tendências de outono/inverno de moda feminina, masculina, plus size, fitness e infantil; e ‘Brasil Cake Show’, maior evento de confeitaria da América Latina.