Encantos do Comércio

Pontos do Comércio proporcionam vistas para Baía de Todos os Santos e monumento históricos

Bairro é lugar ideal para quem aprecia esse tipo de turismo e lazer e quer garantir os melhores bons ângulos da cidade

Especial de Conteúdo
- Atualizada em
Oferecimento
Se tem algum quesito que Salvador se destaca, belas paisagens certamente está no topo. Alguns locais são ainda mais especiais para conseguir apreciar as belezas naturais da capital baiana. O bairro do Comércio é um lugar ideal para quem aprecia esse tipo de turismo e lazer e quer garantir os melhores bons ângulos da cidade, seja para uma boa foto ou apenas registrar na memória.

Para não deixar passar nenhum cantinho especial, listamos locais no Comércio que garantem lindas vistas, seja pontos turísticos, restaurantes ou hotéis. Confira:

Mercado Modelo:
Foto: Fábio Marconi / Divulgação
O prédio erguido em 1861 para funcionar a Casa da Alfândega tem uma arquitetura neoclássica. Atualmente, possui 250 lojas de artesanato local. Mas é na parte de cima, em uma espécie de mezanino, que está o convite para apreciar uma linda vista da Baía de Todos os Santos.

Depois das compras, a dica é matar a fome em algum dos restaurantes e bares do mercado. Mas se essa não for a intenção, não deixe de subir para apreciar a vista.

Endereço: Praça Visc. de Cayru, s/n - Comercio
Horário de funcionamento: 09h às 18h (de segunda a sábado) e 09h às 14h (domingo)

Solar do Unhão - MAM:
Próximo ao Mercado Modelo, o Solar do Unhão, onde fica localizado o Museu de Arte Moderna da Bahia, é um sítio histórico do século XVI que fica às margens da Baía de Todos os Santos. O local tem uma linda paisagem e pôr do sol.

A prainha do MAM - sim, uma praia dentro de um museu - funciona como ponto turístico e área de lazer. O local ainda conta com trabalhos inéditos do artista plástico Carybé. A praia trata-se de um terreno da Marinha, pertencente à União. Por ter uma pequena extensão de terra, é sujeita a lotação. Se você quer curtir a praia, além de apreciar a vista e tirar uma bota foto, no local há ambulantes que alugam cadeiras e sombreiros. Mas fica a dica: chegue cedo!

Durante o pôr do sol o local continua muito atrativo. Vá aos sábados e aproveite, além da linda vista, o JAM no MAM, projeto que leva ao Museu uma trilha sonora especial, baseada no melhor estilo das jam sessions.

Endereço: Av. Contorno, s/n, Comércio
Horário de funcionamento: 13h às 18h (terça a sábado)


Soho e Lafayette
Foto: Reprodução / Instagram Soho
Os restaurantes Soho e Lafayette têm localização privilegiada. Debruçados no mar, os locais - o primeiro especializado em comida japonesa e o segundo em pratos mediterrâneo -, possuem vistas únicas para a Baía de Todos os Santos.

Endereço: Av. Contorno, nº 1010 - Comércio
Horário de funcionamento:
- Soho: 19h às 00h (segunda), 12h às 15h e 19h às 00h (terça a quinta), 12h às 16h e 19h às 01h (sexta), 12h às 15h e 19h às 01h (sábado) e 12h às 16h e 19h às 00h (domingo)
- Lafayette: 12h às 15h (segunda), 12h às 15h e 18h às 00h (terça a quinta), 12h às 01h (sexta e sábado) e 12h às 22h (domingo)


Porto Salvador Eventos:
Foto: Divulgação
Espaços para diversos tipos de eventos, o Porto Salvador Eventos, localizado na Avenida da França, com áreas no Terminal Turístico Náutico da Bahia e Terminal Marítimo de Salvador, possui uma vista privilegiada tanto para as construções históricas do bairro, como para o Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Forte São Marcelo, quanto para a Baía de Todos os Santos.

Endereço: TMS- Av. da França, 393- Comércio

Plano Inclinado:
O Plano Inclinado Gonçalves é outro meio de ligação entre a Cidade Alta e Baixa. O plano liga o Comércio ao Pelourinho, no Terreiro de Jesus. Da plataforma da Cidade Alta é possível ter uma bela vista do Comércio. A passagem custa R$ 0,15.

Endereço: Praça Ramos de Queirós, 51 - Pelourinho
Horário de funcionamento: das 07h às 19h, diariamente


Pôr do Sol da Diva:
Muita gente ainda se surpreende - e às vezes esquece - que atrás da Feira de São Joaquim encontra-se uma bela vista da Baía de Todos os Santos. Ali, há uma pequena orla com botecos, entre eles o Pôr do Sol da Diva. Ela serve moqueca, sarapatel, feijoada, caruru, entre outros.

Endereço: Feira de São Joaquim. Avenida Frederico Pontes, s/n, Comércio
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 5h às 19h e, domingo, das 5h às 15h