Comandado por Carlinhos Brown, II Festival Internacional de Percussão terá cenário assinado por Bel Borba


O bairro do Candeal Pequeno de Brotas receberá expoentes da música percussiva do Brasil, que estarão reunidos no Candyall Guetho Square nos dias 23, 24 e 25 de setembro durante o LALATA – II Festival Internacional de Percussão, que terá o compositor, cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown como anfitrião, e cenário exclusivo assinado pelo artista plástico Bel Borba.

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival é uma realização da Pracatum Escola de Música e Tecnologia, com concepção e direcionamento artístico de Selma Calabrich, empreendedora Cultural e diretora executiva da Associação que em 2022 completa 28 anos de atuação.

Apresentando a diversidade e a originalidade da música instrumental percussiva, fortalecendo o posicionamento de Salvador como centro de produção, difusão e intercâmbio dessa arte, o LALATA contemplará três estilos da percussão contemporânea: de Rua, de Efeito e Eletrônica, além de apresentar exposição de instrumentos e workshops musicais. As vendas para os três dias do evento já estão abertas no Sympla.

O LALATA traz para Salvador ícones da música instrumental nacional e internacional como Massamba Diop (Senegal), um dos mais renomados mestres do tama, um tambor falante do Senegal, África Ocidental, conhecido por sua capacidade de replicar os sons da fala humana. Entre seus trabalhos mais recentes, está uma apresentação solo de percussão entre as canções da trilha sonora do filme Pantera Negra.

Outros grandes nomes destacam-se também na grade do LALATA, como Lobo Nuñes (Uruguai), músico e luthier de tambores; Bira Lourenço e Catatau (Rondônia), com uma proposta de imersão sonora, explorando as sensações, a percepção e a memória, através da captura de sons do cotidiano e da brasilidade amazônica; Marcos Suzano (Rio de Janeiro), com sua técnica de tocar o pandeiro “ao contrário”, trabalhando a utilização dos graves, e a aplicação do instrumento em ritmos brasileiros, além do uso de elementos eletrônicos.

Entre os Mestres do Ritmo presentes no festival, estão também Pandeiro Repique Duo (Rio de janeiro), Orlando Costa (Salvador), Aguidavi do Jêje (Salvador), SKLAU – Manifesto ao Tambor, com Mestre Mario Pam (Salvador), Trietá (Salvador), Japa System (Salvador), Buginganga (Salvador), e Michele Abu (São Paulo). A grade do II Festival Internacional de Percussão contempla também grupos locais nascidos no Candeal, como Território Sonoro e Roda de Timbau do Candeal.

SERVIÇO

O Quê: LALATA- Festival Internacional de Percussão

Quando: 23, 24 e 25 de setembro

Onde: Candyall Guetho Square

Abertura dos portões: 16h

Show: 17 às 22h

Classificação: 12 anos

Info.: (71) 99992-9186 / 3276-4255

Vendas: Sympla

Valor: Meia 25,00 / Inteira R$ 50,00

Camarote: Meia 50,00 / Inteira R$ 100,00

Leia mais sobre Agenda Cultural em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: