Uma das atividades mais importantes promovidas pelo Museu de Arte Moderna da Este ano é especial para o fotógrafo baiano Álvaro Villela. Além de ter sido premiado no concurso Foto Arte, em Brasília, ele é o único participante brasileiro do PhotoNOLA 2009, na cidade de New Orleans [Estados Unidos]. Sua mostra individual “A Natureza do Homem no Raso da Catarina” acontece de 3 a 30 de dezembro, na Jazz & Heritage Gallery.
Álvaro Villela vai levar 25 imagens em preto-e-branco [nos tamanhos de 50 x 75cm e 70 x 105cm] que fazem parte do projeto Raso da Catarina, sobre uma região classificada como estação ecológica, localizada numa das áreas mais secas e inóspitas do estado da Bahia, com características desérticas, onde vivem índios Pankararé.
“Expor internacionalmente é um passo importante na carreira de qualquer artista”, diz Villela, que atualmente já trabalha em um novo projeto, Fronteira das Águas. “Tenho sempre enfocado o aspecto humano nas relações com o meio ambiente. Em minhas fotografias procuro despertar as pessoas a olharem para si mesmas. Ou melhor, gosto da fotografia quando ela é maior que o referente fotografado. Quando possibilita discussões sobre a vida, o tempo, noção de realidade, suas diversas formas de representações, tudo isso que está interligado com a fotografia.”
Villela ainda destaca que “levar a força do nosso índio sertanejo do Raso da Catarina para fora do Brasil, para uma realidade totalmente diferente, tem um grande impacto ao tempo em que perde a relação com o referente e o subjetivo ganha força, ou seja, o que há de universal no ser humano”.
Álvaro Villela faz no PhotoNOLA 2009 sua primeira exposição individual no exterior. Nesta quarta edição, o festival terá uma programação composta de exposições, palestras, oficinas, sessões de autógrafos, leitura de portifólios, leilão beneficente e painéis de discussão. O evento – coordenado pelo New Orleans Photo Alliance em parceria com galerias, museus e fotógrafos – foi criado para destacar a arte fotográfica e estimular a recuperação econômica em New Orleans depois do enorme estrago provocado pelo furacão Katrina.
PREMIAÇÃO – Cinco fotografias também pertencentes ao projeto Raso da Catarina podem ser vistas até o dia 22 de novembro na exposição coletiva do 2º Prêmio Foto Arte Brasília 2009, no Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO, na Capital Federal. Álvaro Villela foi premiado, com R$ 10 mil, na categoria Ensaio, sobre o tema ‘Antropologia e Cultura’. Na mesma categoria saíram vencedores Antônio Carlos Faria Júnior [RJ], Dalton Valério [RJ], Tomás Senna [SP] e Nijole Kudirka [NY]. A escolha foi feita pelo júri formado por Eder Chiodetto, Rogério Assis, Marcelo Reis, Milton Guran, Susana Dobal, Karla Osório Netto e Tiago Santana, todos eles profissionais reconhecidos no meio fotográfico.
O Prêmio Foto Arte Brasília chega à segunda edição revelando ao público a importância da fotografia como patrimônio visual, documental e artístico da cultura brasileira. ‘Natureza, Meio Ambiente e Sustentabilidade’ foi o tema escolhido para 2009, como incentivo à reflexão sobre a relação do homem com o seu habitat. Tanto que o banco de imagens dos fotógrafos selecionados será doado à organização não-governamental WWF-Brasil para utilização em campanhas de preservação ambiental, com os devidos créditos. Considerado um dos principais festivais de fotografia do Brasil e da América Latina, o Foto Arte acontece a cada dois anos e desde 2003 integra o Festival of Light (FOL), grupo que reúne os mais importantes eventos do gênero no mundo.
RASO DA CATARINA – A exposição A Natureza do Homem no Raso da Catarina foi apresentada pela primeira vez na Pinacoteca de São Paulo, em 2006, e no Museu da Misericórdia, em Salvador, no ano seguinte. O material resultou ainda no livro editado pela “Tempo dimagem” e apontado pela crítica especializada como um dos 10 melhores do gênero lançados em 2006 no Brasil.
“O que eu busco com as minhas fotografias é retratar a dignidade humana, que muitas vezes se mascara no ser embrutecido pela dureza da vida na lida diária com a natureza inclemente”, explica Villela. “Tive a honra de conviver com este povo do Raso da Catarina durante praticamente um ano, fazendo do lento e cauteloso processo de aproximação uma experiência de vida. Me fizeram ver como precisamos de tão pouco para chegar a nós mesmos”.
Os trabalhos do fotógrafo Álvaro Villela podem ser conferidos na internet: www.flickr.com/photos/alvarovillela
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!