Bela Gil dá dicas de alimentação para atletas |
De acordo com a gastróloga, o ideal é comer duas ou três horas antes do início do exercício. "Escolha alimentos que são ricos em carboidratos e têm baixo teor de gordura, como batata doce, inhame, arroz, macarrão e granola", deu a dica. De acordo com ela, ainda tem o chamado "combustível final" e a banana pode ser uma boa opção para este pré-treino, pois é rica em carboidrato, energia e boa aliada contra a câimbra.
Ao final do treino, entre 30 a 60 minutos, a dica da chef é comer algum carboidrato e de 10 a 20 gramas proteínas. Algumas pessoas consomem bebidas industrializadas, tônicos e afins sobre isso ela desaconselha, pois possuem sacarose, glicose, cloreto de sódio, citrato de sódio e outros componentes que não ajudam em nada a médio e a longo prazo.
A conta com relação a água, ingrediente importante da vida saudável, é consumir dois copos por quilo perdido de suor. Além do mais a hidratação proporcionada pela água é importante para lubrificar as articulações, ajuda a prevenir lesões, acelera a recuperação e ajuda na manutenção do tônus muscular. "Bebendo água, o atleta faz muito mais que matar a sede", disse.
E a última dica é sempre ter algo saudável consigo para não ter que comer porcarias, fora da dieta.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade