icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Biblioteca Pública em ritmo de axé

foto autor

09/02/2010 às 15:04 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Em 2010 o Axé Music, um dos ritmos musicais mais populares de Salvador, faz 25 anos de existência. Para homenageá-lo, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, de 5 a 29 de fevereiro, realiza a exposição “A História da Axé Music”, no setor Áudio Visual da BPEB. Na ocasião, será exposto o acervo do setor, composto por vinis, VHS e fitas cassetes, sobre a musicalidade de diversos artistas desse famoso estilo musical que embala multidões desde os anos 1980. A mostra poderá ser conferida das 8h30 às 18h. Todo mês o setor Áudio Visual escolhe um tema para apresentar o seu acervo ao público, que tem como objetivo destacar a importância sócio-cultural de cada um e dar visibilidade aos mesmos.

“A escolha desse mês, coincide com a maior festa popular do planeta, o Carnaval, e que neste ano comemora 25 anos do Axé Music, nada mais justo do que contar sua história”, destaca Raquel Oliveira, responsável pelo setor que abrigará a exposição. A exposição abordará o Axé Music, abordando desde o seu surgimento na década de 1980, durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, incluindo a referência a alguns dos seus intérpretes, como Luís Caldas, Banda Reflexo, Netinho, Banda Beijo e de bandas e artistas atuais como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, AraKetu, dentre outros. “O público jovem, por muitas vezes, desconhece os cantores que fizeram o axé ser o que é hoje. No surgimento do ritmo, esses cantores estavam no auge. É importante que os artistas que fizeram sucesso não caiam no esquecimento”, ressalta Raquel Oliveira. A exposição faz parte do projeto Música no Áudio, que em sua última edição teve como tema o cantor Michael Jackson. Para Raquel Oliveira, o setor Áudio Visual, através desse projeto, busca interagir e difundir seu acervo com o público que freqüenta a biblioteca. “É importante resgatar o passado para o presente. A biblioteca dispõe de um grande acervo em vinil, VHS e fita cassete que precisam ser vistos e escutados.

Além disso, esse projeto divulga as ações da biblioteca”, conclui. Audiovisual – Com entrada gratuita, o visitante poderá desfrutar do que se tornou praticamente uma raridade, sobretudo devido às inovações tecnológicas: os discos de vinil. No setor, há cabines individuais para que os usuários tenham a liberdade para escutarem o que desejarem.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento