O primeiro CD da Orkestra Rumpilezz está em mixagem um dos mais famosos e premiados estúdios de New York, o Legacy, que já ganhou Grammys com artistas como Alicia Keys, Pet Metheny, entre outros.
O produtor musical Alexandre Lins e o produtor executivo do projeto, Fábio Almeida, estão na Big Apple acompanhando o trabalho pessoalmente e também negociando o lançamento internacional do projeto, no Japão e na Alemanha para o primeiro semestre de 2009. No Brasil, o álbum será lançado ainda este ano.
Do mais grave atabaque de percussão do candomblé, ao mais agudo tom de uma flauta, a fusão foi feita: originou-se a Orkestra Rumpilezz. Criada pelo maestro, arranjador e saxofonista Letieres Leite, a Orkestra é um grupo de sopro e percussão, onde as composições e os arranjos são concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do UNIVERSO PERCUSSIVO BAIANO.
Toques inspirados na cultura do centro de salvador, em orixás, no culto ao Candomblé e nas grandes agremiações percussivas, como o Ilê Aiyê, Olodum e Sambas do Recôncavo, a nova amálgama é repleta de significações, sensibilidade rítmica e uma notória influência jazzística.
O nome do grupo vem dos três atabaques do candomblé o Rum o Rumpi e o Lé acrescido do ZZ de Jazz. A Orkestra tem uma formação próxima das big bands; foi concebida em um estilo atual, com influência jazzística, onde as improvisações também marcam presença.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!