Esculturas feitas a partir de raízes e troncos de árvores e pinturas em alto relevo sobre telas de madeira vão compor a exposição 'Raízes', que o artista plástico Cesar Oliver abre no próximo dia 26 de Junho, no Castelo Garcia D'Ávila, em Praia do Forte. A exposição, a terceira individual do artista, poderá ser conferida até dia 26 de Julho, das 9 às 17h30 (horário de visitação do Castelo).
As principais matérias primas utilizadas na arte produzida por Cesar são retiradas do coqueiro e de árvores nativas da região de Diogo, no litoral Norte, onde o artista reside atualmente. São as concas, fibras, troncos e raízes que após cumprirem seu papel no ciclo vegetal são descartados naturalmente. No seu processo artístico, Cesar recria esses elementos naturais dando uma nova vida a elementos já descartados pela natureza para produzir obras com uma perspectiva tridimensional. O artista utiliza formas e texturas com sabedoria e originalidade para compor sua arte. É uma forma de arte que propõe um olhar-tátil.
'O uso sustentável dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente tem que ser encarado como forma de progresso', declara o artista, que produz arte a partir da natureza e em perfeita comunhão com ela. As madeiras utilizadas nas esculturas são garimpadas de árvores tombadas, derrubadas por tempestades, raízes enterradas por longos tempos e destocadas de terrenos recém comprados, restos de fogueiras, madeiras de demolição, madeiras certificadas legalmente e grandes achados.
A exposição Raízes deve contar com cerca de 50 obras, dentre esculturas, pinturas e peças de ambientação produzidas com madeira.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!