Entretenimento

Cinema Glauber Rocha voltará a funcionar

O Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha, ex-Guarany e ex-Glauber Rocha, voltará a funcionar no próximo dia 16 de dezembro, às 20 horas. A exibição do filme O Dragão da Maldade e o Santo Guerreiro marca a volta de um dos mais importantes espaços de cinema de Salvador. A revitalização é faz parte de uma grande homenagem a Glauber Rocha, gênio baiano do cinema. Estarão presentes à inauguração do espaço a mãe de Glauber, Dona Lúcia Rocha, além dos filhos do cineasta Paloma Rocha, Erik Rocha, Ava Rocha e João Rocha. A abertura também terá a presença do idealizador do projeto Cláudio Marques, e seus sócios Adhemar Oliveira e Leon Cakoff, e Beatriz Schmidt, do Instituto Unibanco de Cinema., ex-Guarany e ex-Glauber Rocha, voltará a funcionar no próximo dia 16 de dezembro, às 20 horas. A exibição do filme […]


16/12/2008 às 15h53

4 min de leitura

O Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha, ex-Guarany e ex-Glauber Rocha, voltará a funcionar no próximo dia 16 de dezembro, às 20 horas. A exibição do filme O Dragão da Maldade e o Santo Guerreiro marca a volta de um dos mais importantes espaços de cinema de Salvador.

A revitalização é faz parte de uma grande homenagem a Glauber Rocha, gênio baiano do cinema. Estarão presentes à inauguração do espaço a mãe de Glauber, Dona Lúcia Rocha, além dos filhos do cineasta Paloma Rocha, Erik Rocha, Ava Rocha e João Rocha. A abertura também terá a presença do idealizador do projeto Cláudio Marques, e seus sócios Adhemar Oliveira e Leon Cakoff, e Beatriz Schmidt, do Instituto Unibanco de Cinema., ex-Guarany e ex-Glauber Rocha, voltará a funcionar no próximo dia 16 de dezembro, às 20 horas. A exibição do filme O Dragão da Maldade e o Santo Guerreiro marca a volta de um dos mais importantes espaços de cinema de Salvador.

A revitalização é faz parte de uma grande homenagem a Glauber Rocha, gênio baiano do cinema. Estarão presentes à inauguração do espaço a mãe de Glauber, Dona Lúcia Rocha, além dos filhos do cineasta Paloma Rocha, Erik Rocha, Ava Rocha e João Rocha. A abertura também terá a presença do idealizador do projeto Cláudio Marques, e seus sócios Adhemar Oliveira e Leon Cakoff; e Beatriz Schmidt, do Instituto Unibanco de Cinema.

O Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha traz ao público baiano um equipamento cultural e de entretenimento, com o melhor em equipamento, som, projeção e conforto. O Espaço Unibanco possui quatro modernas salas de cinema, com 630 lugares ao todo, uma livraria, a Galeria do Livro, especializada em livros de arte e literatura, fotografia, cinema e quadrinhos, um restaurante e um café.

A reforma preservou os símbolos que estão na memória dos cinéfilos baianos que freqüentavam os antigos cine Guarani e Glauber Rocha. Logo na fachada é Possível ver a famosa rosácea (criada para o cartaz de Deus e o Diabo na Terra do Sol) do designer Rogério Duarte, redesenhada pelo autor e executada em forma de mosaico pelo artista plástico Bel Borba. No saguão, onde ficam a bilheteria e a bomboniere, estão os famosos painéis de Carybe restaurados por João Magalhães, profissional indicado pelo Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico Cultural).

Em 1982, depois da morte de Glauber Rocha (1981), o cinema passou por uma reforma encabeçada pela arquiteta Lina Bo Bardi e se transformou no Cine Glauber Rocha. A partir daí, o espaço passou por altos e baixos, não resistindo ao surgimento dos cinemas de shopping e ao abandono do centro de Salvador, fechando suas portas em 1998. Mas a batalha não estava vencida, quase 100 anos depois, o ex-cine Guarany e ex-cine Glauber Rocha, surge como o Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha para encabeçar mais um momento importante da história da Bahia, a revitalização do centro de Salvador.