icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Completando cinco anos, Arlequim – Servidor de Dois Patrões volta aos palcos

foto autor

16/10/2009 às 14:14 • Atualizada em 27/08/2022 às 17:12 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

No próximo dia 21 de outubro, às 15 horas, A Outra Companhia de Teatro reestréia Arlequim – servidor de dois patrões. O espetáculo que estreou em 2004 e este ano está completando cinco anos de estrada, será apresentado as quartas e quintas, sempre às 15 horas, no Passeio Público, de 21 de outubro a 19 de novembro.

Esta temporada aberta ao público é uma das atividades do projeto A Outra Companhia 2008. Com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, o projeto prevê uma série de ações continuadas d’A Outra Companhia até 2010. Além da temporada de Arlequim, o grupo realizará em novembro um ciclo de leituras dramáticas de textos de autores lusófonos, e uma montagem com estréia prevista para janeiro de 2010.

A montagem d’A Outra Companhia de Arlequim, é dirigida por Vinício de Oliveira Oliveira, e conta a história do rapaz ao mesmo tempo atrapalhado e muito esperto que ganha a vida prestando serviços pessoais a ricos cavalheiros e, para melhorar sua renda, resolve a servir a dois patrões ao mesmo tempo, sem que um saiba do outro. O que ele não sabe é que Frederico, um de seus patrões, é na verdade a jovem Beatriz, que se passa por seu falecido irmão para administrar seus negócios. E para tornar tudo ainda mais intrincado, o seu outro patrão, Florindo, foi o responsável pela morte de Frederico e tem uma história de amor com Beatriz. No meio do serviço, entre intrigas e promessas de casamento desfeitas, as trapalhadas de Arlequim acabam por promover o reencontro do casal.

A versão que A Outra Companhia põe na rua tornou-se mais fluida, com um linguajar bastante naturalizado, próximo ao modo de falar popular e urbano da Bahia. 'Procuramos tornar o texto mais acessível para todos, tanto para o público, quanto para o elenco, por isso aproximamos à linguagem do cotidiano, mas sem diminuir as imagens do original', explica Vinício – diretor do espetáculo e responsável pela adaptação do texto.

Ao levar o espetáculo para a rua pretende-se, não só reportar a tradição das trupes mambembes comuns na commedia dell art, mas, principalmente, aproximar alguns personagens do universo popular (como é o caso dos enamorados) e devolver outros a esse mesmo universo (como é o caso do Arlequim e da Esmeraldina).

Desde a estréia em 2004, o espetáculo já foi apresentado no Espírito Santo, Minas Gerais, em boa parte do Nordeste, e nos dias 30 e 31 de outubro será apresentado no Festival Nacional de Teatro – Pontos de Cultura, em Floriano (PI).

Esta atividade integra o projeto A Outra Companhia 2008 tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento