Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Copa das Selfies: autorretrato é uma das marcas deste Mundial

O recorde de envios de fotos foi na partida Brasil e Camarões, no dia 23 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília

• 07/07/2014 às 9:53 • Atualizada em 01/09/2022 às 16:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Se essa é a Copa das Copas, dos jogaços, goleadas e emoção até os últimos minutos, também não poderia deixar de ser a Copa das Selfies, o autorretrato que virou mania nos últimos meses e toma conta das redes sociais. Todo mundo quer mostrar onde está, especialmente os brasileiros mais jovens e conectados, que curtem o Mundial como nunca e marcam presença nos eventos oficiais do Mundial, como as Fan Fests, ou dentro dos estádios. Para se ter uma ideia, apenas nas arenas houve recorde de envio de fotos: 38,5 milhões, com tamanho médio de 0,55 MB, do início do Mundial até o fim das oitavas de final, segundo dados do SindiTelebrasil. Foram cerca de 8 mil fotos enviadas por minuto nesta fase. Fonte de muitos gols nesta Copa, a Fonte Nova também está na frente de muitas arenas nesse quesito. No primeiro jogo, dia 13 de junho, o estádio ficou em segundo lugar com uso de celulares, com 67.258 chamadas de voz e 732.736 conexões de internet de 0,55 MB. A Fonte é uma das poucas arenas brasileiras que têm rede wi-fi aberta. De acordo com o governo do estado, um teste realizado pelo cônsul da Suíça, Daniel Kunz, mostrou um pico de velocidade de 46.05 para download e 42.72 para upload. O recorde de envios de fotos foi na partida Brasil e Camarões, no dia 23 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
Veja também: Seleção alemã comemora ao som de axéTorcedor que quebrou TV em jogo do Brasil ganha outra de presente Brasileiros e argentinos brigam durante jogo no Mané Garrincha; veja vídeo Enfermeira que filmou Neymar em hospital é demitida; assista A Arena Fonte Nova teve o maior número de antenas telefônicas instaladas entre todos as estádios da Copa. Ao todo, a praça esportiva recebeu 598 antenas de telefonia móvel. São 18 quilômetros de fibra ótica e nove antenas externas, com infraestrutura de todas as operadoras de telefonia. E isso tudo ficará como herança do Mundial. “Os equipamentos serão mantidos parcialmente como legados, como a transmissão de internet 3G, 4G, elementos de infraestrutura técnica, baterias, carregadores, que dão suporte, mas vão assegurar o provimento de internet no estádio”, explica o titular da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello. BaianaMas não é só dentro dos estádios que as selfies estão fazendo sucesso. Na Fifa Fan Fest (Farol da Barra), no Pelourinho, Elevador Lacerda e em outros pontos turísticos têm sempre algum turista aproveitando o momento para fazer um autorretrato com a paisagem da cidade ao fundo. Até as baianas de receptivo, que ficam entre o Terreiro de Jesus e a Praça Municipal, estão sendo compartilhadas por selfies por aí. A baiana Sandra Santana, que há 10 anos é de receptivo, conta que os pedidos para fotos aumentaram durante a Copa. “Tem muita selfie, sim. A maioria que vem tirar fotos com a gente pede para fazer”, diz. Como é o trabalho dela, as selfies também são cobradas dos turistas. “A gente explica que é o nosso trabalho. Nem tem um preço estipulado, a gente só pede uma ajuda mesmo. O problema é que a maioria dos turistas corre, ou, de um grupo grande, só um paga”, lamenta Sandra.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento