O cotidiano dos africanos livres na Bahia e as ações protetoras do Estado, entre os anos de 1831 e 1864, serão o tema do próximo encontro do curso 'Conversando com sua História', no dia 1º de junho, às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris), com a Prof.ª Adriana Santana. O curso, que iniciou no mês de maio, é gratuito e segue até outubro com debates sobre temas históricos da Bahia, sempre às terças-feiras.
O tema que será debatido no próximo encontro foi a tese de Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos defendida pela Prof.ª Adriana Santos Santana em 2007, na Universidade Federal da Bahia (Pós-Afro). 'Neste trabalho, busquei compreender as percepções que os africanos livres tiveram da proteção do Estado na batalha pelo direito de 'viver sobre si', explica a palestrante.
Para a realização da pesquisa, a professora recorreu a um conjunto documental do acervo do Arquivo Público da Bahia. 'Este material permitiu a construção de uma nova percepção da conjuntura social escravista da Província da Bahia no período em questão', destaca. Especialista em História e Cultura Afro-brasileiras, Adriana Santos explica ainda que 'nessa sociedade os africanos resgatados do tráfico foram inseridos na condição de africanos livres, caracterizados pela imposição do trabalho tutelado, estruturado pelo Estado'.
Promovido pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult desde 2002, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado. Dentre os temas dos próximos encontros estão: 'O Santo Ofício na Bahia', 'Mulher e a política na Bahia' e os '60 anos de TV Brasileira', entre muitos outros.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!