Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
CINEMA

‘1917’ é uma prazerosa e genial aula de cinema

Filme de Sam Mendes concorre a 10 estatuetas do Oscar

Redação iBahia • 22/01/2020 às 10:40 • Atualizada em 28/08/2022 às 11:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Dos nove indicados ao Oscar de Melhor Filme neste ano, ‘1917’ desponta como favorito por vários atributos que fazem do longa um dos mais festejados destaques da premiação. O que mais se sobressai é a forma genial do diretor Sam Mendes gravar boa parte da história em plano-sequência, sem cortes, mostrando muita habilidade técnica, sincronia e promovendo uma experiência fantástica aos expectadores. ‘1917’ não é apenas um filme de guerra, é uma arrebatadora experiência cinematográfica merecedora de dez indicações ao Oscar.

A história se passa no final da Primeira Guerra Mundial e conta a jornada de dois jovens britânicos que recebem a difícil tarefa de passar pela linha inimiga e entregar uma mensagem para evitar uma emboscada, que pode matar 1.600 soldados. No recurso usado por Sam Mendes para contar a epopeia da dupla, o público se sente dentro da história, vivendo cada segundo da missão, seus desafios e conquistas. O ritmo de thriller faz a cruzada ser angustiante e sequestra a atenção do expectador do começo ao fim, sem chance para bocejos e distrações.

Leia mais:

A direção é o ponto alto do filme, mas vale ressaltar o excelente trabalho de fotografia e som. Entre cenários deslumbrantes e a carnificina da guerra, com ratazanas passeando sobre os corpos em decomposição, o milagre da fotografia impressiona. Os efeitos sonoros, sempre destacados em filmes do gênero, ganham ainda mais expressão e importância nessa obra. Já o bom roteiro é baseado nas experiências reais do avô do cineasta, Alfred Mendes, que foi mensageiro da frente belga na Primeira Guerra Mundial.

Sem grandes nomes para alavancar a bilheteria e o interesse imediato do grande público, ‘1917’ é um ponto fora da curva no mercado hollywoodiano. As estrelas do filme são a própria história e o diretor, que já conquistou um Oscar por ‘Beleza Americana’, em 2000. Buscando sua segunda estatueta, Sam Mendes traz para as telas um filme interessante, rico do ponto de vista artístico e inesquecível. Vai ser difícil sair do cinema e se sentir indiferente após ver ‘1917’.

Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema