Séries

Cinco minisséries eletrizantes e originais da Netflix

Casos reais, ficções repletas de clímax, crimes, segredos, suspense, mulheres fortes e muitas reflexões são envolvidas em minisséries originais da Netflix. Confira as mais eletrizantes e imperdíveis delas para quando quiser uma rápida maratona

Por Vanessa Brunt e João Victor Greco, do Não Óbvio

Qualquer série vira entediante e difícil de se conectar quando as tramas são cheias de clichês e


personagens pouco carismáticos. Já os episódios mais lentos podem conquistar uma legião de fãs, mas não significa que a obra estará sendo mais poética ou profunda apenas por isso. Afinal, quem disse que produções cheias de clímax também não trazem uma profundidade de roteiro?

A questão é que mesmo com profundidade e excelente roteiro, uma uma maratona incansável de uma série com muitos episódios pode pesar na rotina corrida.

Para lidar com isso, uma saída bacana é optar por uma (ou várias) série curta, empolgante e que esteja disponível na Netflix – o serviço de streaming mais popular do Brasil. A propósito, para quem não sabe, essa plataforma norte-americana ultrapassou a marca de 10 milhões de assinantes no Brasil, em abril de 2019.

Foto: reprodução

Foi pensando justamente nos serianáticos que adoram passar horas assistindo histórias envolventes (mas não têm tempo para assistir muitos episódios), que o NÃO ÓBVIO criou essa lista.

Aqui você encontra 5 minisséries eletrizantes ideais para maratonar em pouco tempo. O melhor de tudo é que você pode assistir qualquer uma delas em um final de semana – ou até mesmo em uma única tarde. Confira:

1. A mente do assassino: Aaron Hernandes

A mente do assassino Aaron Hernandez é uma série documental que conta a história do ex-jogador da NFL que foi acusado, em 2013, de assassinar três homens.

Dividida em três partes, a minissérie apresenta desde os depoimentos de pessoas próximas aos envolvidos nos crimes até os detalhes misteriosos a respeito do destino do jogador.

A série apresenta a história do protagonista: um homem que mesmo depois de uma juventude sofrida e conturbada, construiu uma família e se tornou referência no esporte. A trama vai além de tudo isso e mostra como, na verdade, a vida de Aaron sempre foi marcada por problemas com drogas, armas, homofobia e muita violência.

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Documentário
☌ Número de episódios: 3
☌ Lançamento: 2020
☌ Elenco: Aaron Hernandez, Susan Candiotti, Dan Wetzel, Ryan O’Callaghan
☌ Nacionalidade: Estados Unidos


2. Segredos de natal

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que a série Segredos de Natal está longe de ser como as clássicas histórias de Natal que a maioria das pessoas está acostumada.

Ambientada em um lugar pacato do literal da Alemanha, Segredos de Natal conta a história de uma família que se reúne na casa da matriarca Eva para celebrar o natal. Eva mora com a sua empregada Ljubica em uma casa que fica bem próxima ao mar.

Apesar de Sonja ser a mãe de Vivi e Lara, foi Eva que acabou assumindo as responsabilidades da criação das netas – que hoje já são adultas.

Sonja é uma mulher alcóolatra, que viveu relacionamentos conturbados e esconde alguns segredos. Mas a verdade é que ela não é a única pessoa que tem coisas a esconder.

Na verdade, Segredos de Natal aborda justamente isso: o encontro de mulheres fortes que acaba sendo marcado pelo fim de segredos e pela descoberta de mentiras.

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 3
☌ Lançamento: 2019
☌ Elenco: Corinna Harfouch, Christiane Pauls, Svenja Jung, Leonie Benesch


3. Collateral

Quando o entregador de pizza Abdullah Asif é atingido por uma bala perdida no sul de Londres, muitos acreditam que a sua morte foi mais uma infeliz fatalidade. Mas uma detetive suspeita que o tiroteio pode não ter sido um acontecimento aleatório.

Então, Kip Glaspie se propõe a investigar o caso e descobrir se há algo por trás do crime. Nesse processo, Kip vai se ver diante de uma conspiração que envolve coisas que ela nem poderia imaginar.

É nesse clima que questões com tráfico, contrabando, espionagem e conflitos políticos começam a aparecer e movimentar a trama. E a questão política se torna ainda mais latente porque o assassinato do refugiado sírio faz emergir discussões a respeito de terrorismo e políticas de imigração.

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 4
☌ Lançamento: 2018
☌ Elenco: Carey Mulligan, Nathaniel Martello-White, Jeany Spark, Nicola Walker
Nacionalidade:
Reino Unido


4. Godless

Em Godless, após a antiga parceria entre Frank Griffin e Roy Goode se transformar em uma grande rivalidade, Roy acaba se escondendo em La Belle – uma pequena cidade habitada apenas por mulheres.

Enquanto isso, Frank aterroriza o Novo México em busca do seu ex-parceiro e promete acabar com a cidade que estiver escondendo o traidor.

Como quase todos os homens de La Belle morreram em uma explosão, à primeira vista, essa cidade pode até parecer um lugar indefeso, mas a força das mulheres que moram ali pode surpreender Griffin e a sua gangue.

Com um visual surpreendente, personagens bem desenvolvidos e tramas consistentes, essa minissérie foi uma das melhores produções da Netflix em 2017. Mas infelizmente Godless acabou não entrando para lista das séries mais aclamadas da plataforma. 

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 7
☌ Lançamento: 2017
☌ Elenco: Jack O’Connell, Michelle Dockery, Scoot McNairy, Merritt Wever
☌ Nacionalidade: Estados Unidos

5. Alias Grace

Baseado no livro Vulgo Grace, de Margaret Atwood (a mesma autora de O Conto da Aia), a história de Alias Grace se desenvolve a partir de dois assassinatos.

As mortes que marcam o início da trama são a da governanta Hannah Nancy Montgomery e o fazendeiro Thomas Kinnear. Ambos foram assassinados no dia 30 de julho de 1843, e os corpos foram encontrados no dia seguinte.

James McDermott e Grace Marks, empregados de Kinnear, foram declarados culpados pelo crime e condenados à morte. No entanto, enquanto James é levado para a forca, Grace acaba se envolvendo numa alegação de insanidade.

Ao longo da trama, a garota tem a oportunidade de contar a sua versão dos fatos e defender a sua inocência. Mas o que realmente movimenta a história são os constantes julgamentos da sociedade machista e patriarcal do século XIX (que infelizmente se parece muito com a do século XXI).

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 6
☌ Lançamento: 2017
☌ Elenco: Sarah Gadon, Edward Holcroft, Rebecca Liddiard, Zachary Levi, Kerr Logan
☌ Nacionalidade: Canadá

*Conteúdo feito em parceria com o site Não Óbvio