Música

7 dicas básicas para organizar sua coleção de CDs e DVDs

Para poder curtir discos e filmes sempre que quiser, o ideal é arrumá-los e, além disso, conseguir mantê-los em ordem

Agência O Globo
- Atualizada em

Mesmo com o crescimento das mídias digitais, o DVD e o CD ainda têm seu valor. E, quem não se desfez das famosas capinhas de plástico e digitalizou as músicas, ainda tem uma grande coleção destes objetos em casa.

Para poder curtir discos e filmes sempre que quiser, o ideal é arrumá-los e, além disso, conseguir mantê-los em ordem.

Então, mãos à obra. A personal organizer Priscilla Caminha explica que é preciso deixar os CDS e DVDs em um local de fácil visualização. Para isto, vale utilizar prateleiras, gavetas e/ou caixas. O importante é conseguir ver o título.

Dicas:

Tchau, tchau

Faça uma análise do que realmente gosta de ouvir ou ver. Se não gosta ou não quer mais, desapegue.

Modernizar

Atualize as mídias: deu um upgrade nos equipamentos tecnológicos? Ainda tem fitas cassete e VHS perdidas em casa? Está na hora de atualizar. Não esqueça de converter as músicas de que gosta.

Espaço

Para que fiquem organizados você precisa escolher um espaço que acomode os itens que já possui e os que pretende adquirir com o tempo.

Fácil procura

As prateleiras são ótimas opções, pois deixam os CDs e os DVDs à mostra, facilitando a visualização.

Tudo no seu quadrado

Se optar pelas gavetas, faça divisórias. Caixas, baús ou dentro de sua estante são uma ótima alternativa para ficar longe da poeira e da bagunça.

Sem caixinha

Existem os famosos fichários de CDs e DVDs. Por economizar espaço, é ideal para quem mora em um local pequeno. Guarde os encartes, mas jogue as caixinhas fora. Agora, se não quer descartar as capinhas, este sistema não vai funcionar com você.

No seu estilo

Separe os DVDs e CDs em diversas categorias. Algumas sugestões: MPB, rock, gospel, sertanejo, pop rock, pop internacional, coletâneas, infantis, etc. Coloque em ordem alfabética, seja por título, compositor ou artista (como for melhor para você).