Música

9 anos após 'Treme': Gaby Amarantos lança segundo álbum 'Purakê', inspirado na Amazônia

Depois de uma pausa de quase 10 anos, cantora traz novo álbum com grandes parcerias

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Gaby Amarantos lança o segundo álbum da sua carreira musical, 'Purakê', nesta quinta-feira (2). O primeiro trabalho da cantora foi o sucesso 'Treme', álbum lançado em 2012 que possui sons típicos do Pará. Desta vez, o objetivo é trazer uma reflexão através da Amazônia.

Em entrevista para a CONTIGO!, a artista abriu o jogo sobre o foco desta nova produção que conta com 13 músicas.

"O primeiro álbum teve um objetivo muito claro, de mostrar a sonoridade do Pará, de falar do tecnobrega. Nesse segundo eu quis fazer um álbum que fala da Amazônia do futuro. E fala muito de a gente olhar para natureza, para fazer com que as pessoas queiram ir na praia de rio, que queiram conhecer esse lugar. Porque o Norte é lindo e tem muitos lugares ainda que o brasileiro precisa conhecer", disse ela.

Gaby também contou que uma de suas pretenções é de que os seus fãs se identifiquem com as suas músicas.

"Queria que a gente refletisse, eu faço música para ficar. Todas essas músicas foram feitas com muito amor. E eu acredito no poder da arte da música que vai fazer parte da vida das pessoas. A gente refletir sobre amor, sobre caos e entender que a gente tem que amar. A gente precisa se apaixonar por essa natureza", afirmou a musa que revelou que o nome Purakê vem de em uma espécie peixe-elétrico muito comum na Amazônia.

Além disso, o álbum recebeu grandes nomes da música em parceiras como Elza Soares, Dona Onete, Alcione, Ney Matogrosso e Liniker.

Em 'Última Lágrima', primeira faixa do trabalho, a cantora fala sobre a perda da mãe, ao lado de Elza Soares, Dona Onete e Alcione, a "santíssima trindade da música" de acordo com ela.

“Elas são as minhas amigas queridas. Elas são, na verdade, minha inspiração e deusas, eu falei com elas e na hora ambas toparam. E essa faixa abre o álbum justamente para a gente receber essa benção. É uma faixa muito para a gente reverenciá-las, abençoa-las para entrar nesse solo sagrado, nesse universo que é 'Purakê'”, contou em entrevista.

A parceria com Ney Matogrosso é na faixa "Vênus Em Escorpião", canção já lançada. Enquanto a presença de Liniker se dá na faixa "Amor Pra Recordar", lançada na última semana e com muita inspiração da vida dos ribeirinhos.

“Amor para recordar tem um significado muito especial para mim. Porque eu sou filha de ribeirinhos. É uma pessoa que passa a vida inteira morando em palafitas no meio da floresta. E eu queria muito que o Brasil conhecesse essas populações, principalmente essas mulheres. Porque elas tem histórias muito lindas. A minha mãe remava quatro horas para chegar na escola e remava de volta 4 horas para voltar. A gente não conhece essa realidade.  E eu queria mostrar para o Brasil essa população. Porque ela existe. Para nós aprendermos porque é tão importante preservar essa floresta", revelou Gaby.

'PurakÊ' foi criado como um projeto visual, o que significa que todas as músicas terão videoclipes. Em "Amor Pra Recordar" há um retrato intimista sobre a vida do povo do Norte.

“A música está falando de amor, de amor para recordar. E a gente perdeu tanto na pandemia. Nem foi um clipe pensando em pandemia. A gente só queria falar de amor. Porque todo mundo ama ou é amado todo mundo. É uma unanimidade. Então as pessoas estão sendo muito tocadas, eu estou recebendo cada mensagem linda. Eu acredito que vai tocar o seu coração. E eu também queria mostrar essa outra Gaby. Essa Gaby mais humana, eu não estou com figurino, eu não estou montada, eu estou totalmente desmontada. Totalmente imersa nesse universo”, disse a cantora em entrevista para a CONTIGO!.