Música

'A Bahia Canta a Sua Santa': ouça as versões da canção da homenageia Irmã Dulce

Em entrevista ao iBahia, Durval Lelys contou como surgiu a ideia e pontuou a dimensão que o projeto vem ganhando

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O projeto 'A Bahia Canta a Sua Santa' surgiu de uma forma inexplicável, assim como acontecem as coisas para quem tem fé, não é mesmo? De um jantar no hotel Fasano que reuniu nomes como Durval Lelys, Licia Fabio e Nizan Guanaes e outros artistas surgiu a ideia de gravar uma canção em homenagem à Irmã Dulce que, posteriormente, pudesse ser monetizada e ter o valor revertido para as Obras Sociais que levam o nome da santa baiana.

"É um movimento espiritual que as pessoas cantem para ela e doem para ela o seu coração através da voz, da produção, da edição... Tudo isso em prol da instituição. Inclusive, até a própria canção que surgiu deste coletivo baiano será registrada em nome da instituição Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). É uma doação geral para o projeto para que a gente possa ajudar de alguma forma", explicou Durval Lelys ao iBahia durante uma visita aos estúdios da rádio Bahia FM. Ele, Alexandre Peixe e o produtor Dito Martins foram os convidados do programa do Fuzuê desta segunda-feira (19).

Durval ressaltou também que a letra agradou a todos, sem distinção. "Este é mais uma milagre da santa, pois conseguimos reunir tanta gente em tão pouco tempo e todo mundo gostou da música. Durante a gravação, Saulo parou cinco vezes devido a emoção que sentiu ao cantar. Muita gente se emocionou. A gente cantando pra ela passa a alma da ideia que nasceu do nada, não foi produzido, foi espontâneo ", contou.

Alexandre Peixe, que também está à frente da ação, ressaltou também a receptividade das pessoas diante do convite. "É tão raro a gente conseguir um projeto com tantos artistas baianos e todo mundo fez questão de participar", contou Peixe.

Processo de gravação
Tudo aconteceu tão rápido que o projeto foi crescendo e tomou corpo e, desde o dia 12 de agosto, mais de vinte artistas gravaram no estúdio disponibilizado por Durval Lelys e mais de 50 ainda querem canta também.
Durval, Peixe e o produtor Dito Martins estiveram no programa Fuzuê nesta segunda (19) para bater um papo sobre o projeto (Foto: Aline Caravina/Bahia FM)
Durval explicou que o projeto se dividiu em duas etapas: a primeira que foi a captação das vozes e, em seguida, foi escolhido o arranjo-base proposto por sete tecladistas baianos. Das opções, foi escolhido o de Flávio Morgade para ser a base de todos, mas com tons variados para acompanhar cada voz.

"Foi um efeito pirâmide. Cada artista que chegava convidava mais cantores e o projeto foi crescendo cada vez mais. Estou dando ao projeto duas caras: o áudio e o vídeo do making off da gravação', explicou. As músicas já estão sendo veiculadas nas rádios GFM e Bahia FM.

Irmã Dulce será canonizada em uma celebração presidida pela Papa Francisco realizada no dia 13 de outubro, no Vaticano.



Confira abaixo os vídeos das versões já divulgadas e faça ouça as músicas já disponíveis:








OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - IVETE SANGALO, LAZZO E MARGARETH MENEZES
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - IVETE SANGALO

OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - AIACE
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - ANA MAMMETO
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - ANDRÉ MACÊDO
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - CONFRARIA DA MÚSICA
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - LUIZ CALDAS
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - MÁRCIA SHORT
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - MARCIONILIO
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - MARGARETH MENEZES
OUÇA - 'A BAHIA CANTA A SUA SANTA' - SAULO


Confira a letra da música:
Letra da música 'A Bahia Canta Sua Santa'
A Bahia inteira canta
para celebrar nossa santa
que cuidou de nós

Tocam sinos e atabaques
de um povo que viu seus milagres
foste a voz daqueles que não tem voz

Pequena e tão gigante
mãe desses Filhos de Gandhy
que entram em Roma
soltando as pombas
pombas da paz

Ouve teu povo cantando
nas portas do Vaticano
ele tem fé, ele tem axé
ele veio a pé

É a Bahia que canta
Santa Dulce, a nossa santa
que está no céu
cuidando da gente
diariamente

Pequena e tão gigante…..

Ouve teu povo cantando….