Séries

Aguçando a criatividade: seis séries que vão te ajudar a pensar fora da caixa

Prepare a pipoca e abra a cabeça para novas experiências

Bianca Andrade (bianca.andrade@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Desde a popularização do streaming, os finais de semana nunca foram os mesmos. Para alguns, a sexta-feira é o dia do barzinho, da balada com os amigos, mas para aqueles, amantes do sofá, o último dia útil da semana é sinônimo de uma coisa: MARATONA. Mas pode esquecer aquela série clichê de comédia romântica dos anos 90, o iBahia preparou uma lista com séries que vão fazer você pensar fora da caixa, sair da rotina e refletir, seja sobre o universo profissional e todas as dificuldades encontradas no trabalho, ou no mundo pessoal e as barreiras de relacionamento que a vida nos dá. 

Prepare a pipoca e abra a cabeça para novas experiências:

(Reprodução: Divulgação)

1. Girlboss: Em uma Nova York de 2006, o único desejo de Sophia Amoruso é ser bem sucedida na vida. Depois de abandonar diversos empregos, a jovem decide apostar em um comércio de roupas online através de uma conta no e-Bay. Durante a temporada, a criadora do Nasty Gal mostra todos os perrengues encontrados para obter a tão sonhada estabilidade financeira e sucesso no negócio.

Por que assistir: Diferente das produções que trazem um ar sonhador para quem decide se jogar no mundo do empreendedorismo, a trama guiada por Britt Robertson, mostra os altos e baixos de entrar em um negócio sozinho, aproximando o telespectador da realidade que pode ser encontrada lá fora.

Onde assistir: Netflix

2. Mad Man: Ganhadora de dois Globos de Ouro, a trama tem como cenário uma grande agência de publicidade de Nova York da década de 60 e mostra a transformação do mercado da comunicação intercalando a vida pessoal de cada personagem com problemas sociais da época, como a falta de representatividade feminina nas empresas. Além de trabalhar cases mundialmente conhecidos como o da Coca-Cola.

Por que assistir: A trama funciona como uma máquina do tempo, teletransportando o telespectador para uma época onde não havia liberdade e nem fácil acesso as informações que temos atualmente. Mad Men mostra momentos que hoje são um marco na história mundial, mas que na época não tiveram o destaque necessário.

Onde assistir: HBO, TV Cultura e Internet

3. Black Mirror: Sucesso mundial, a série busca mostrar o lado obscuro da tecnologia na vida das pessoas. Cada episódio conta uma história diferente, que se passam em um futuro não muito distante e distópico, por isso não é necessário acompanhar uma temporada inteira da trama para poder entender a história.

Por que assistir: A série faz você refletir sobre o futuro. Você consegue imaginar a sua vida sem internet, redes sociais, ou qualquer tipo de artefato tecnológico? Considerada como uma das séries mais perturbadoras já lançadas, a trama coloca em debate a relação de dependência criada pelo ser humano as coisas banais da vida.

Onde assistir: Netflix

4. The Leftovers: Imagine acordar e descobrir que metade da população do mundo simplesmente sumiu? O plot de The Leftovers se passa três anos depois do fenômeno chamado arrebatamento: quando Jesus retorna a terra para recolher quem o aceitou como salvador.

Por que assistir: A trama mistura tensão, mistério, drama e um elenco de peso. Com um tema inovador, a história prende os telespectadores e instiga com seus questionamentos referente a religião.

Onde assistir:

5. </scorpion>:  A trama se passa na empresa Scorpion, criada por Walter O'Brien, um cara com um QI de 197, maior que o de Einstein. O rapaz foi preso aos 13 anos após hackear a NASA. A companhia é comandada por super gênios, dotada de habilidades que trabalham para o governo norte americano desvendando crimes cibernéticos.

Por que assistir: A série faz com que você se interesse mais ainda por problemas lógicos. A trama, apesar de tratar de um assunto bem específico, expõe as situações de forma leve e divertida, com uma condução que não torne o tema cansativo

Onde assistir: Séries online, Youtube.

6. Chef's Table: A série documental original do Netflix mostra o que está por dentro das cozinhas (e das mentes) de alguns chefs que revolucionaram o cenário gastronômico mundial.

Por que assistir: Cada episódio da série traz para o telespectador uma visão diferente de uma determinada cultura. Além de ativar o modo criativo com pratos de dar água na boca a qualquer um que sonha em seguir a carreira gastronômica.

Onde assistir: Netflix

*Sob orientação e supervisão de Aline Caravina