Artes e Exposições

Alunos do EEPI homenageiam Abdias Nascimento com exposição

A mostra, que será exibida a partir do dia 6 de novembro, no Centro Cultural Barroquinha, apresenta peças como mandalas, pratos e esculturas, feitas em técnica primitiva

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em



Inspirados pelas obras do artista Abdias do Nascimento, alunos da Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI) criaram peças que compõem a exposição Máscaras.A mostra será aberta no dia 6 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural Barroquinha, na Rua do Couro, ao lado do Espaço Itaú de Cinema/Glauber Rocha.


O resultado do trabalho dos estudantes - que comemoram os 12 Anos da EEPI, criada e dirigida pelo percussionista Wilson Café - poderá ser conferido até o dia 31 de janeiro. No dia da abertura, o grupo ainda apresentará um espetáculo de dança e um show de percussão. Este evento contará com a parceria com o Instituto Mauá e a Prefeitura Municipal de Salvador.


Através de pesquisas, palestras, leituras, filmes e debates, os alunos do EEPI mergulharam no universo de Abdias do Nascimento, que foi um ativista social, político, dramaturgo e artistas plástico. Como a exposição é uma homenagem pelo centenário do seu nascimento, eles estudaram a trajetória do artista e criaram peças como máscaras, pratos, mandalas e esculturas, em argila. Eles utilizaram uma técnica da arte primitiva africana, que usava elementos da natureza na confecção de esculturas e objetos utilitários. A tudo isso, eles uniram referências cotidianas de suas comunidades.