Música

Banda Sinfônica da Ufba comemora 33 anos com concerto gratuito no TCA

Apresentação especial acontece no dia 26 de setembro, com regência do maestro Horst Schwebell

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
Banda Sinfônica da Ufba realiza concerto gratuito no TCA

Os 33 anos da Banda Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão comemorados com um concerto especial sob a regência do seu criador, o maestro Horst Schwebell, no próximo dia 26 de setembro, quinta-feira, na Sala Principal TCA, às 20h. A apresentação, que reúne fundadores, antigos e atuais membros da Sinfônica, contará com a participação de músicos do naipe de sopros da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). A entrada é gratuita.

Clique aqui e confira mais novidades sobre música

O programa que destaca peças de grandes compositores europeus e dos Estados Unidos, do século XVIII à música contemporânea do século XX: Gordon Jacob (1895-1984), William Byrd Suíte; Antonin Reicha (1770-1836), Sinfonia comemorativa; Amilcare Ponchinelli (1834-1886), Sinfonia em Si bemol menor; Allan Lloyd Webber (1948), O Fantasma da Ópera; além de Alfred Reed (1921-2005), Danças Armênias.


Veja também:

Confira os shows que vão agitar no Pelô nesse fim de semana

“A Banda Sinfônica da UFBA tem sido um grande celeiro para músicos profissionais e amadores”, afirma Lucas Robatto, 1º flautista da OSBA e professor de flauta da UFBA. Ele explica que a presença dos músicos da OSBA neste concerto se deve ao simples fato de que a maioria dos instrumentistas de sopro e percussão da OSBA, em algum momento de sua formação musical, atuou nesta banda.


“É uma homenagem por gratidão. Esta homenagem poderia também ser feita em diversos outros grupamentos musicais onde instrumentistas de sopro ou percussão atuam – da Banda da Polícia Militar até a Rumpilezz; de grupos de Choro até bandas de Pagode - em todos estes grupos é muito provável se encontrar algum integrante ou ex-integrante da Banda Sinfônica”, complementa Robatto.


Horst Schwebel (maestro) - Nasceu na Alemanha e realizou seus estudos musicais na  Escola Superior de Música  de Karlsruhe.  Em 1980  criou a Banda Sinfônica da UFBA que desde então tem funcionado ininterruptamente. Ocupou várias funções administrativas na Escola de Música da UFBA da qual foi Diretor de 2005 a 2009, quando, então, aposentou-se após 50 anos de trabalho. Atualmente, a convite do Departamento de Música Aplicada, continua regendo a Banda Sinfônica e o Canto Coral.


Banda Sinfônica da UFBA – Concerto Comemorativo de 33 Anos
Regência: Maestro Horst Schwebell

Onde: Sala Principal do TCA (Campo Grande, s nº/ 3117-4899).

Quando: 26 de setembro (quinta-feira), às 20 horas