Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Bandas baianas se destacam e exportam seu trabalho

Baiana System, Orkestra Rumpilezz e Quarteto de Cinco apontam no cenário musical, rompendo fronteiras territoriais e se mostrando para o mundo

• 20/10/2011 às 10:30 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Orkestra Rumpilezz, no comando de Letieres Leite, faz turnê pela Europa
É tempo de vacas gordas no cenário musical baiano. Principalmente para bandas relativamente novas e que andam produzindo um som diferente e muito pessoal. Entre os destaques da boa nova safra, estão os grupos Baiana System, Quarteto de Cinco e a Orkestra Rumpilezz, que estão de malas prontas para apresentarem os seus trabalhos em outros países, fazendo parte da programação de festivais e feira de música.
A Rumpilezz, orquestra comandada pelo maestro Letieres Leite, que vem evidenciando em seu trabalho a música afrobaiana ancestral em uma roupagem harmônica moderna com toques de jazz, já está na estrada, para cumprir uma pequena turnê agendada por três cidades europeias durante o mês de outubro. Nesta quarta-feira (19), eles fizeram show em Bruxelas, na Bélgica e agora seguem para Amsterdã, na Holanda, para participarem do Brasil Festival Amsterdan que acontece nesta quinta, dia 20, terminando em Zurique, na Suíça, dia 21. No último show do grupo feito em Salvador, antes de partirem para fora do país, no evento em comemoração aos 30 anos do grupo instrumental Garagem, realizado no Teatro Castro Alves (TCA), o grupo anunciou para o teatro lotado, o início de sua turnê internacional. A Orkestra Rumpilezz tem em seu currículo duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira, como Revelação e Melhor Grupo.
Robertinho Barreto criou o formato da Baiana System
A banda Baiana System, que produz, a partir da sonoridade da guitarra baiana, uma música urbana com influências vindas da Jamaica, África e Brasil, já é veterana na ponte aérea Brasil-Exterior. Em 2010, o grupo foi à China, no Expo Xangai, retornando este ano, e agora, no dia 26 de outubro segue para Copenhagen, na Dinamarca, onde faz show no dia 28, no Womex, uma das maiores feiras que reúne profissionais do mundo da música.De acordo com Robertinho Barreto, guitarrista e o idealizador do formato da banda, o que leva a Baiana System para fora do país é a sua sonoridade, nem um pouco universal. "Sempre tivemos em mente que nosso som teria esse viéis que interessaria, principalmente, pessoas fora daqui. Geralmente, o que é feito dentro do país não é tão destacado quanto lá fora", explica Barreto, demonstrando surpresa com o sucesso recente no exterior. Para ele, as experiências adquiridas fora do Brasil, além de darem notoriedade à banda, contribuem para o processo de produção das músicas. "Quanto mais viajamos, mais o nosso som recebe influências diversas", diz. Aos poucos, assistimos a carreira internacional da banda se consolidando, fruto do trabalho excêntrico que aguça a curiosidade para depois das fronteiras. E parece que vai longe...", acredita o músico. Segundo Robertinho, o grupo já tem feito contato com produtores de fora, preparando os próximos shows. Aguardem!
O grupo Quarteto de Cinco em breve segue para Coréia
Já a Quarteto de Cinco, banda vencedora da última edição do iBahia Garage Band, formada pelos jovens rapazes, João Victor (voz), Silvio de Carvalho (guitarra e voz), Beto Calasans (guitarra e vocais), Coelho (baixo e vocais) e Thiago Gomes (bateria), vem se tornando manchete na imprensa cultural por conta de diversas conquistas alcançadas em um curto período de tempo. Em setembro, a banda venceu o festival brasileiro de bandas independentes, Yamaha Brazilian Beat, conquistando o lugar na final para disputar, no dia 10 de novembro, o mesmo festival na Coréia do Sul, o Yamaha Asian Beat. Pelo tom de euforia, notado claramente na voz do cantor da banda, João Victor, pode-se imaginar a grande ansiedade dos músicos, diante do que vão encontrar na Coréia. "Quase nem tocamos no assunto pra não ficarmos nervosos! Estamos contando as horas!", revela João.Segundo o cantor, o grupo sabe da responsabilidade que é levar a música da Bahia e do Brasil para fora, e vem recebendo muito apoio de outras bandas. "Confiaram na gente, então sabemos da nossa responsabilidade. Agora é trabalhar muito para oferecer um produto de qualidade", diz. Antes de ir para Coréia, a Quarteto de Cinco participa, no dia 5 de novembro, da Feira Coletivo Cultural, evento realizado em Feira de Santana, desde 2009, com o objetivo de fomentar o mercado cultural da região. O grupo começa a gravar o primeiro CD oficial a partir do ano que vem, no estúdio do cantor Guilherme Antes.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música