Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > música
Whatsapp Whatsapp
MÚSICA

Batekoo celebra o empoderamento em sua sétima edição

Em onze meses a festa teve apenas seis edições e se tornou uma das mais procuradas da cidade

• 06/11/2015 às 0:03 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Com o intuito de “oferecer um rolê inclusivo para todo mundo e dar voz a galera preta e de periferia”, a Batekoo surgiu para fazer a diferença. Essa é a definição de Mauricio Sacramento, produtor da festa que surgiu há menos de um ano, tendo a sua primeira edição realizada em dezembro de 2014, na Commons Studio Bar. A sétima edição já tem data marcada, será no próximo dia 13, às 21h, durante o III ENNUFBA (Encontro de Estudantes Negros, Negras, Indígenas e Quilombolas da Universidade Federal da Bahia), na UFBA/PAF 4, Campus Ondina. A entrada é gratuita.
Mauricio Sacramento, produtor da Batekoo / Foto: Jack Nascimento
Em onze meses a Batekoo teve apenas seis edições e se tornou uma das festas mais procuradas da cidade. Para Priscila Melo, estudante de Relações Públicas, diferente das propostas atuais de festas em Salvador, a Batekoo não puxa apenas para o lado do entretenimento, mas sim, se colocando como um espaço politizado. “Nas músicas que tocam que valorizam os artistas negros, nas roupas que o público usa, no cabelo trançado, Black Power, cacheado, raspado, colorido, tudo isso é resistência. Lá você não é visto como uma pessoa exótica”, afirma a jovem.
Bia Cristine, Erica Almeida e Daiana Castro / Foto: Helen Mozão
Um dos principais objetivos, além de manter o público animado, é empoderar (dar poder a alguém e faze-la tomar consciência de sua própria qualidade e capacidade). “Batekoo resgata a nossa origem e fortalece com amor!”, afirma a estudante Ingrid Ellen. “Me sinto aconchegada com pessoas maravilhosas que assumem a sua identidade. Me sinto livre para ser quem eu sou sem seguir padrões que a sociedade impõe, e isso é de suma importância para o empoderamento enquanto mulher preta”.
O ENNUFBA, que acontece nos dias 11,12 e 13 de novembro e vai abordar temas como segurança pública, disputa de terras, religiosidade, cultura, entre outros, é uma realização do centro acadêmico do BI em Artes com apoio do DCE UFBA. A Batekoo encerra as atividades do evento e terá no LINEUP Vandal, Ovelhas Negras, Mauricio Sacramento, Jack Nascimento e Roberto Jr, que prometem fazer a galera dançar ao som de ritmos black como hip-hop, rap, funk carioca, R&B, trap, twerk, ragga, dancehall, kuduro, e suas vertentes. Confira o vídeo promocional da festa:

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MÚSICA :

Ver mais em Música