TV

Bom Dia Sábado: confira os detalhes do novo telejornal da TV Bahia

O portal iBahia visitou o novo estúdio e conversou com a equipe do novo jornal da emissora

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Mesmo sendo um dia do fim de semana, o sábado é considerado pela maioria dos baianos como um dia de trabalho e de resolver coisas, além da diversão, é claro. E é com este tom leve e informativo que o novo telejornal 'Bom Dia Sábado' estreia no dia 25 de agosto, às 08h30, após o programa Conexão Bahia.

Foto: Roberto Abreu/Divulgação
O jornal terá duração de 25 minutos com três blocos e contará com a apresentação de Eduardo Oliveira e Silvana Freire. O programa tem como editora-chefe Daniella Silva e conta com a produção de Giulia Marquezini. Para participar do semanal pelas redes sociais, os telespectadores podem usar a hashtag #tônobomdia.

Segundo o diretor de jornalismo da TV Bahia, Eurico Meira, foi realizada uma pesquisa com o público e foi constatado que o sábado é um dia que as pessoas realizam atividades e trabalham. A partir desta informações, o projeto foi idealizado por ele e apresentado para a Globo. Além da TV Bahia, mais três afiliadas irão aderir ao projeto na mesma data de estreia.

"Percebemos que existe uma escassez de programas de jornalismo neste horário e o 'Bom Dia Sábado' vem para preencher essa lacuna. Iremos trazer notícias do dia, matérias especiais e uma apresentação com um toque diferente, mais leve. Uma saudação ao fim de semana", explicou o diretor.

O que o espectador pode esperar?

Uma das principais novidades já é a apresentação do programa: Silvana Freire ficará no estúdio enquanto Eduardo Oliveira irá entrar ao vivo em outro ponto da cidade que terá relação com o que telejornal irá trazer no dia.

"A ideia é ter este bate-bola que acontece entre com os apresentadores no estúdio, mas agora ele estarão em lugares distintos, já que o jornal é todo costurado em volta dos dois. Esta novidade traz a ideia de estar mais perto das pessoas, da notícia", detalhou a editora-chefe do jornal, Daniella Silva.

Para atender às demandas técnicas para um apresentação na rua, Eduardo Oliveira irá utilizar um microfone especial de alta precisão que não capta os sons do ambiente externo. Outros recursos de vídeo também serão utilizados durante a apresentação.

O 'Bom Dia Sábado' também terá uma nova agenda cultural comandada por Jony Torres e participação ao vivo do G1 Bahia e do Globo Esporte. Outra novidade é o fato de que os apresentadores são os próprios repórteres das matérias do telejornal, o que gera ainda mais uma proximidade com o público.

Expectativa

A apresentadora Silvana Freire explicou que os apresentadores estão imersos em todo o processo de produção do programa: desde a sugestão de pautas até a edição das matérias que eles são os repórteres.

"Adoro participar de todo o processo e acho que este envolvimento do apresentador com o telejornal também acaba aproximando o telespectador. Nós não temos tantas amarras, formalidades, e isso é muito bom", contou.

Anteriormente repórter do Globo Esporte, Eduardo Oliveira contou que a mudança foi tranquila, pois ele acredita que o modo e a técnica de fazer um telejornal não muda.

"Estou extremamente empolgado e ansioso com a estreia do programa. É um jornal, antes de qualquer coisa, nós fazemos notícia, sabemos fazer isso, mas é feito de uma outra forma. Nós estamos usando a experiência de todos da equipe em torno de um produto que tem uma pegada diferente, mas baseado no elementar, que é a notícia", explicou.

O cenário

O cenário do telejornal foi desenvolvido por José Eugênio e será montado na sexta-feira à noite e desmontado logo após a exibição do telejornal.

Segundo Eurico Meira, as cores foram escolhidas de acordo com o horário do dia. "O conceito do novo cenário levou em conta as conexão urbanas", revelou. 

SERVIÇO
Bom Dia Sábado - TV Bahia
Estreia: Dia 25 de agosto e será exibido todos os sábados
Horário: 08h30, após o programa Conexão Bahia