Cinema

CachoeiraDoc abre inscrições para oficinas gratuitas

Evento terá a nona edição em dezembro

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A nona edição do CachoeiraDoc já tem data para acontecer. O evento será entre os dias 4 e 20 de dezembro e tem inscrições para oficinas gratuitas, que podem ser feitas até o dia 23 de novembro através do site do CachoeiraDoc. Participantes com mais de 75% de presença recebem certificado do evento, que será totalmente online por conta da pandemia.

São quatro possibilidades: formação, reflexão e prática crítica e criativa no campo do cinema, três delas abertas para o público geral: “Olhares negros”, com a cineasta Safira Moreira; “Plano de fuga como imaginação – estudando o pensamento radical negro”, conduzida pela performer e artista visual Musa Michelle Matiuzzi; “Crítica e crise, Cachoeira à vista”, ministrada por Ingá, coeditora da revista Cinética; e “Zap Doc”, voltada para estudantes de ensino médio em escolas públicas de Cachoeira e São Félix, que será comandada dupla Stephanie Sobral e Otávio Conceição.

A homenagem deste ano exalta a força de existência de Makota Valdina, pensadora, líder religiosa, educadora e ativista antirracista e contra a intolerância religiosa. Sob a perspectiva intelectual da baiana, o IX CachoeiraDoc dialoga com a memória dela em muitas frentes da programação. Como bem afirmou Makota: “A gente luta até hoje para que a nossa sociedade respeite nossas crenças, respeite a nossa humanidade, e muitas das imagens que foram veiculadas, inclusive, não fizeram bem, fizeram mal”.