Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cinema
Whatsapp Whatsapp
CINEMA

Cervantes apresenta mostra do Atual Cinema Espanhol

Evento será realizado de 12 a 17 de outubro, com entrada franca

• 07/10/2015 às 19:36 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O Instituto Cervantes de Salvador apresenta a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, a edição 2015 da Mostra de Cinema Atual Espanhol.O evento, uma parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil e a Sociedade Cultural Brasil-Espanha, reúne cinco títulos que representam diversos gêneros e inquietudes temáticas do atual cinema produzido na Espanha. A mostra tem exibições na Sala Walter da Silveira, até o dia 17 de outubro, com sessões às 19 horas.O cinema espanhol, por força da crise econômica que se abateu sobre a Europa, passou por uma mudança de paradigmas. A crise determinou uma diminuição na produção de filmes, mas isso levou a um aumento na pluralidade de conteúdos e formatos, maior atenção às preferências do público e novas formas de financiamento.O risco virou oportunidade e os diretores espanhóis começaram a propor filmes mais pessoais e originais com produtos finais mais cuidados, onde pode se sentir o esforço e trabalho de todos os profissionais envolvidos. É o caso dos cinco filmes que integram a atual mostra, todos eles produções de 2013. Veja a programação:
Viver é Fácil com os Olhos Fechados (datas: 12/10, 19H e 17/10, 19H)
Direção: David Trueba, Comédia, 108 min
Antonio, um professor de gramática que usa músicas dos Beatles para ensinar inglês na Espanha em 1966, descobre que John Lennon vai visitar a província da Almería durante as gravações de um filme. Determinado a conhecê-lo, ele dirige pela estrada em sua jornada. No caminho, dá carona a um garoto de 16 anos que fugiu de casa e uma garota de 21 que também parece estar fugindo de algo. Vencedor de seis prêmios Goya: melhor filme, diretor (David Trueba), roteiro (Trueba), ator (Javier Cámara), atriz revelação (Natalia de Molina) e trilha sonora (Pat Metheny).Stockholm (data: 13/10, 19H)
Direção: Rodrigo Sorogoyen, Drama, 89 min. Data: 13/10, 19H
Uma noite, numa balada, você vê uma mulher e fica apaixonado imediatamente. Você fala com ela, mas não acredita. Teima em acompanhá-la e consegue ficar com ela o resto da noite. O que aconteceria se na manhã seguinte ela não é a mulher que parecia ser? Uma noite, numa balada, você está cansada e aparece o típico homem que fala que se apaixonou por você.Você fala para ele ir embora, mas ele insiste. Você percebe que não é o típico homem: é engraçado e charmoso. Além disso, você acredita que está verdadeiramente apaixonado e acaba passando a noite com ele. O que aconteceria se na manhã seguinte não é o homem que parecia ser?. Festival de Málaga. Cine Espanhol 2013 -- Melhor direção, melhor atriz (ex aequo Aura Garrido), Melhor roteirista novel e Menção especial do Júri da Crítica. 28 Prêmios Goya -- Melhor ator revelação (Javier Pereira).
Pessoas em lugares (data: 14/10, 19H)
Direção: Juan Cavestany, Ficção, 77 min.
"Um conto caleidoscópico", como define o próprio diretor Juan Cavestany, este experimento parece fazer aleatoriamente o seu caminho através da comédia, do drama, da crônica social, do horror e do surrealismo, com um único denominador comum: a poesia intransigente da condição humana contra a investida do inusitado e do caótico. Um filme ambicioso, composto por 20 cenas curtas, com diferentes tons e temas. Não há nenhuma ligação entre elas, muito pelo contrário. A arbitrariedade por si só dá um sentimento de unidade ao discurso. Prêmio Sant Jordi de Cinematografía de RNE – Melhor filme de 2013 46 Sitges Festival Internacional de Cine Fantástico de Cataluña 2013 -- Menção especial New Visions.A Ferida (data: SAL – 15/10, 19H)
Direção: Fernando Franco, Drama, 99 min.
Ana é uma motorista de ambulância de 28 anos. Apesar de eficiente em seu trabalho, ela tem problemas sérios em se relacionar com os outros, socialmente desajeitada e até agressiva contra aqueles que são próximos a ela. Isso a deixa infeliz e muito culpada o que a leva até a violência. O que ela não sabe é que sofre do que os psiquiatras chamam de Transtorno de Personalidade Limítrofe. Filme vencedor de dois Prêmios Goya: melhor novo diretor (Fernando Franco) e melhor atriz (Marian Álvarez).A Praga (data: 16/10, 19H)
Direção: Neús Ballús, Documentário – Ficção, 85 min
Raul é um agricultor que quer plantar alimentos orgânicos. Para ajudá-lo, ele contrata Iurie, um lutador de luta-livre da Moldávia que ganha a vida com o que aparece à sua frente. Aos poucos, suas histórias cruzam a vida de três mulheres solitárias: Maria, uma senhora obrigada a deixar sua casa no interior e viver em um asilo; Rose, uma enfermeira filipina que acaba de chegar ao país; e Maribel, uma prostituta com cada vez menos clientes.Festival de Motovun (Croácia / Croatia) -- Premi Propeler ao melhor filme. Cinespaña Festival du Film Espagnol de Toulouse 2013 (Francia / France) -- Melhor roteiro. Medimed Doc Market de Sitges -- Prêmio Ahmed Attia ao diálogo intercultural. Prêmio LUX 2013 do Parlamento Europeu -- Nomeação.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema