Séries

'Chernobyl' é espetacular e simplesmente imperdível

Minissérie da HBO é uma das melhores produções dos últimos tempos

Heyder Mustafá* (heyder.mustafa@redebahia.com.br)

Com quase nenhuma divulgação aqui no Brasil, poucos ouviram falar da novidade exibida pela HBO nas últimas semanas. Em apenas cinco episódios de uma hora cada, ‘Chernobyl’ surpreende em todos os aspectos, hipnotiza desde os primeiros minutos e já está no topo das séries mais bem avaliadas no Imdb, superando o fenômeno ‘Game of Thrones’.
A história por si só é impressionante. O acidente nuclear de Chernobil, na Ucrânia, matou milhares de pessoas e suas consequências são vistas até hoje nas gerações pós-tragédia. Isso tudo é mostrado na minissérie sem arrodeios e com uma riqueza de detalhes absurda. A produção americana consegue, por exemplo, retratar perfeitamente a vida na antiga União Soviética através dos figurinos e cenários irretocáveis.
Foto: Divulgação
O cuidado no roteiro para não deixar escapar nenhum dado relevante sobre o acidente é digno de elogios, assim como as marcantes atuações do elenco. Destaque também para o trabalho de maquiagem, que mostrou de forma assustadoramente real os personagens expostos aos mais diferentes níveis de radiação.



Dificilmente ‘Chernobyl’ chegará a plataformas como a Netflix, mas garanto que vale a pena pedir emprestada a senha de alguém que assina a HBO ou aproveitar os 7 dias grátis do app para devorar essa minissérie espetacular. E pode anotar: na próxima temporada de premiações ‘Chernobyl’ vai dar o que falar.

*Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.