Cinema

Christian Bale mostra toda sua genialidade em 'Vice'

Ácido e criativo, filme tem oito indicações ao Oscar

Heyder Mustafa* (heyder.mustafa@redebahia.com.br)


Mais do que um filme biográfico, 'Vice' é um relato histórico da política norte-americana contado sem melindres, meias palavras ou receio de ofender quem quer que seja. O corajoso longa de Adam McKay traz a história de Dick Cheney (Christian Bale), vice-presidente do governo George W. Bush, de uma forma crua, mostrando como ele se tornou um dos homens mais influentes da história recente dos Estados Unidos.

Com um roteiro criativo e uma narrativa bastante didática, o diretor mostra como um aluno mediano foi assessor no Congresso, Chefe de Gabinete da Casa Branca, Secretário de Defesa e parlamentar até chegar à vice-presidência e ser responsável pelas mais importantes decisões do governo. Foi de Cheney, por exemplo, a ideia de invadir o Iraque após os atentados de 11 de setembro e de colocar em prática boa parte da política externa do governo Bush.

Foto: Reprodução

Apenas esse currículo já renderia uma boa história, mas o diretor fez questão de ir ainda mais fundo e mergulhou nos bastidores da vida pessoal de Cheney, sem medo de encontrar o fundo. Foi o bastante para o filme ser bastante festejado pela crítica americana e receber oito indicações ao Oscar. 



'Vice' é o palco onde brilha o sempre fantástico Christian Bale, irreconhecível e completamente entregue ao personagem. Grandioso, ele fala com o corpo, sorri com os olhos e quase não precisa abrir a boca para compor um Dick Cheney resmungão, tão real que chega a confundir o público. O elenco ainda conta com a excelente Amy Adams, no papel de Lynne Cheney, esposa de Dick, e o premiado Sam Rockwell interpretando George W. Bush. O trio indicado ao Oscar em suas respectivas categorias é simplesmente genial. Se eu fosse você, não deixaria de dar uma passada no cinema!


*Heyder Mustafá é jornalista e produtor cultural formado pela UFBA, editor de conteúdo da GFM e Bahia FM, apresentador do Fala Bahia e apaixonado por cinema, literatura e viagens.