Cinema

Cinco filmes concorrentes ao Oscar 2021 que têm como plano de fundo momentos históricos

No Oscar 2021, pelo menos cinco filmes te ajudam a conhecer mais a história do mundo ou de determinados grupos

Redação iBahia
- Atualizada em

Obras cinematográficas são, muitas vezes, formas de aprender sobre nossa história. Dentro de uma obra de ficção ou de uma baseada em fatos reais, é possível trazer marcos históricos como plano de fundo e mostrar ao telespectador o que aconteceu em determinada época.

No Oscar 2021, pelo menos cinco filmes podem te ajudar a estudar, caso você vá prestar vestibular em breve, por exemplo, ou te ajudam a simplesmente conhecer mais a história do mundo ou de determinados grupos. 

Confira a lista e boa diversão – e aprendizado!

Os 7 de Chicago

Foto: Divulgação
Concorre a melhor filme, melhor ator coadjuvante (Sacha Baron Cohen), melhor roteiro original, melhor montagem e melhor canção original (Hear my Voice).

Sinopse

Um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã em Chicago, no ano de 1968, se transformou em um confronto violento com a polícia. No ano seguinte, sete pessoas foram acusadas de conspiração pelo governo federal dos Estados Unidos.

Contexto histórico

Baseado em fatos reais, o filme narra um dos julgamentos mais importantes da história dos Estados Unidos. Além disso, explora como funcionava a segregação racional nos EUA daquela época e como o sistema judicial do país perseguia os negros. O longa ainda mostra a luta de movimentos sociais, como o de Martin Luther King, contra essa situação.

Disponível na Netflix

Judas e o Messias Negro

Foto: Divulgação

Concorre a melhor filme, melhor ator coadjuvante (Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield), melhor roteiro original, melhor fotografia e melhor canção original (Figth for You).

Sinopse

Oferecido um acordo judicial pelo FBI, William O'Neal se infiltra nos Illinois dos Panteras Negras para reunir informações sobre o presidente Fred Hampton.

Contexto histórico

O filme mostra também a história de Fred Hampton, um dos principais ativistas negros do final dos anos 60. Aqui você vai encontrar discussões sobre movimentos negros – e como eles foram perseguidos e comparados a terroristas -, lutas contra o preconceito racial e perseguição policial.

O longa ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming do Brasil.

Uma Noite em Miami

Foto: Divulgação
Concorre a melhor ator coadjuvante (Leslie Odom Jr.), melhor roteiro adaptado e melhor canção original (Speak Now).

Sinopse

É um relato fictício de uma noite incrível onde os ícones Muhammad Ali, Malcolm X, Sam Cooke e Jim Brown se reuniram para discutir seus papéis no movimento pelos direitos civis e na revolução cultural dos anos 60.

Contexto histórico

Apesar de ser fictício, o filme traz personagens de figuras importantes na luta dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Por isso, traz o contexto histórico de cada um desses ativistas, cada um lutando à sua maneira. O encontro não aconteceu na realidade, mas os quatro eram de fato, amigos. 

Muhammad Ali era um boxeador, Malcolm X um ativista, Sam Cooke um cantor e Jim Brown um jogador de futebol americano.

O longa está disponível no Amazon Prime Video.

Quo Vadis, Aida?

Foto: Divulgação
Concorre a melhor filme estrangeiro

Sinopse

Uma professora trabalha como tradutora para a ONU na Guerra da Bósnia. Quando o exército inimigo invade a cidade, ela faz de tudo para ajudar a comunidade enquanto tenta desesperadamente salvar a própria família.

Contexto histórico

O longa-metragem retrata um dos mais violentos conflitos da história: a Guerra da Bósnia. O conflito ocorreu entre os anos de 1992 e 1995 pela independência do país. Cerca de 200 mil pessoas morreram durante o combate.

O filme pode ser visto no Amazon Prime Video.

Nomadland

Foto: Divulgação
Concorre a Melhor Filme, Direção (Chloé Zhao), atriz (Frances McDormand) e importantes categorias como Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia.

Sinopse

Uma mulher na casa dos 60 anos que, depois de perder tudo na Grande Recessão, embarca em uma viagem pelo Oeste americano, vivendo como uma nômade moderna.

Contexto histórico

O filme traz como plano de fundo a crise econômica que afetou os Estados Unidos em 2008.

O longa está disponível na plataforma de streaming Hulu.