Cinema

Cinema: confira seis filmes essenciais sobre empreendedorismo

Obras podem transmitir valores que agregam à evolução profissional

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Ter um olhar diferenciado profissionalmente pode ser determinante para se posicionar no mercado. Nesse contexto, assistir a filmes que falam sobre empreendedorismo é uma ótima estratégia para captar aprendizados e potencializar a sua carreira e negócios.

Por isso, a empresa ECQ Lifelong Learning elaborou uma lista com seis dicas filmes que podem agregar valor ao seu conhecimento e melhorar seus resultados. Confira abaixo:

- Fome de poder
"Fome de poder" retrata a trajetória da poderosa rede de fast food McDonald's, uma história que começou no século 20 e, ainda hoje, serve como uma excelente fonte de inspiração.

O negócio começou como um simples restaurante à beira da estrada, e se tornou um grande case de sucesso após Ray Kroc estabelecer o seu novo modelo de funcionamento. A ideia central do filme é demonstrar a importância da dedicação e persistência para quem deseja se sobressair, independentemente do tipo de negócio ou da área de atuação.

- Walt antes do Mickey
As animações da Disney certamente são conhecidas por empresários de diferentes gerações. Porém, os altos e baixos que estão por trás da ascensão desse império talvez não sejam do conhecimento de todos.

Ao contrário do que muitos possam m imaginar, Walt Disney chegou a passar fome e não ter onde morar. Ele teve um longo caminho de desafios, e é justamente esse ensinamento que o filme procura transmitir. Além do espírito inovador e da paixão pelo seu trabalho, o alcance de uma empresa bem-sucedida também teve como base bastante empenho.

- Steve Jobs
Outro filme que não pode faltar na sua seleção é o longa que conta a história do fundador da Apple, Steve Jobs. Lançado em 2016, a proposta é mostrar o executivo rígido e o grande visionário que foi Jobs. Para tanto, além dos bastidores da marca e da sua relação com o público e a mídia de um modo geral, o filme também chama a atenção para o quão importante é a quebra de barreiras no mundo corporativo.

- O lobo de Wall Street
Estrelado pelo ator Leonardo DiCaprio, "O lobo de Wall Street" se concentra nas pessoas que fazem de tudo para se destacar, inclusive provocar o fracasso dos outros, se for preciso. O longa é baseado na biografia de Jordan Belfort, corretor da bolsa de valores acusado de lavagem de dinheiro e consumo de drogas. O objetivo, portanto, é ressaltar as condutas que devem ser evitadas em qualquer tipo de negócio.

- A grande aposta
"A grande aposta" relata a atuação de quatro investidores que previram o risco de inadimplência de títulos de hipoteca oferecidos pelos bancos nos Estados Unidos, que levou à crise imobiliária em 2008. Acima de tudo, o objetivo é deixar claro que, no mundo dos negócios, é fundamental estar sempre um passo à frente, enxergando as tendências e os possíveis movimentos do mercado.

- A rede social
Como o nome já sugere, "A rede social" é um filme que relata a carreira do mais jovem bilionário da história, Mark Zuckerberg, criador do Facebook. O ponto de destaque da obra é o cenário empresarial moderno, pois engloba a realidade de uma geração que cresceu no mundo da internet e, sobretudo, aplica de forma efetiva a tecnologia na sua rotina de trabalho.

Felizmente, temos uma grande lista de filmes para empreendedores. Apesar de eles abordarem diferentes épocas e histórias, há um ponto central que representa uma peça-chave a todos que desejam progredir nessa carreira: a importância de ser inovador e não recuar diante dos desafios do dia a dia.