Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Cobertura: saiba como foi a Roda Baiana - Virada Cultural de Maragojipe

O iBahia foi conferir os dois dias de festa, sábado(5) e domingo(6), na Cidade Baiana da Cultura 2011

• 07/11/2011 às 19:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 8:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A cantora Vânia Abreu fez show romântico e relembrou sucessos da carreira, cantados em coro pelos fãs
No coração do Recôncavo baiano, a 133km de Salvador, passando por Santo Amaro e Cachoeira, está o município de Maragojipe, circundado pelas águas calmas do rio Paraguaçu. O lugarejo de arquitetura colonial, com pouco mais de 40 mil habitantes, é famoso pelo povo sambador, incluindo seu filho ilustre Edil Pacheco, e o Carnaval de mascarados - tombado como patrimônio imaterial do Estado da Bahia. Foi nesse cenário que aconteceu, no último fim de semana, a Roda Baiana - Virada Cultural Maragojipana, com dois dias de shows, exposições de artistas locais, cavalgada, sarau, manifestações populares, exibição de filmes, entre outras atividades gratuitas, em diversas praças e espaços culturais da cidade.
Bonecões e mascarados desfilaram pelas ruas
A abertura oficial da festança começou no sábado(5), às 19h30, com manifestações culturais do carnaval (Mandus e Cabeçorras), na praça Conselheiro Antonio Rebouças. Foi também nesta praça onde o público curtiu madrugada adentro shows de MPB e rock instrumental, no palco principal, com Jota Velloso e Retrofoguetes, além de perfomances dos atores transformistas Valerie O´rarah e Mitta Lux (Beyoncé). Mas o dia mais disputado foi mesmo o domingo(6), que acordou a cidade às 05 da manhã, com a alvorada da Lavagem de São Bartolomeu (padroeiro da cidade), ao som de fanfarra e muita brincadeira de moradores e visitantes pelas ruas e ladeiras de Maragojipe. Para os amantes da sétima arte, foi montado um cinema no Mercado Cultural Alexandre Alves Peixoto, que trazia em cartaz os filmes "Animais Unidos Jamais Serão Vencidos" e "A Morte de Quincas Berro D´Água".
Público conferiu diversas exposições de artes visuais
Artistas visuais da região expuseram suas obras, entre fotografias, esculturas em madeira, pinturas a óleo e mosaicos de azuleijos, em mostras abertas ao público na Fundação Vovó do Mangue e na Casa da Cultura, situadas no Centro da cidade. Ainda no domingo(6), entre as atrações musicais, se apresentaram bandas black music (Attemporais), samba de raiz (Comidinha de Panela de Luzia Moraes) e MPB (Rolystroly), com destaque para a aguardada apresentação da cantora Vânia Abreu, que atraiu o maior público da festa, com um show romântico, recheado de hits radiofônicos. Uma atração local (Apimentada) encerrou a noite ao som de clássicos da MPB, como Wanessa da Mata, Marisa Monte e Elis Regina, em substituição ao grupo Enio e a Maloca, que, segundo a organização, por problemas com o transporte do evento, não pôde se apresentar na festa. Carnaval 2012 A Roda Baiana - Virada Cultural Maragojipana integra a programação do projeto Cidade Baiana da Cultura e tem apoio da Secretaria de Cultura Municipal, da Prefeitura e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O calendário de atividades culturais segue até a chegada do Carnaval.
Prédio da Câmara Municipal de Maragojipe (ao fundo) vai virar o Museu do Carnaval em 2012
Segundo o secretário de Cultura Luiz Carlos Brasileiro, em 2012, o Carnaval de Maragojipe terá uma novidade. "Tentaram transformar a nossa festa em micareta, mas o povo daqui não deixou que isso acontecesse e, ano que vem, vamos inaugurar o Museu do Carnaval, no prédio da Câmara", comemora. A iniciativa visa preservar a memória de gerações de foliões e carnavalescos, e abrir ao público um acervo de 100 anos de história, com documentos históricos, fotos da folia e dos bastidores da festa maragojipana - como registros da fabricação de instrumentos musicais, e das famosas máscaras e fantasias feitas por pesssoas da cidade.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia