Artes e Exposições

Com fotos do Brasil, fotógrafo realiza exposições em universidades americanas

Antonello Veneri tem um trabalho de mais de 10 anos de fotografia nas periferias de Salvador

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)

O fotógrafo e jornalista Antonello Veneri, que tem um trabalho de mais de 10 anos, nas periferias de Salvador, realiza exposição nos Estados Unidos. Duas das mais importantes universidades norte-americanas, a Brown University e a Bard College, organizaram a exposição fotográfica, “Maré de Dentro. Life in Rio de Janeiro Favelas”. 

A mostra, que é composta por 60 fotografias fine-art, de grande formato, ficará até o fim de maio na Brown University e é organizado pelos professores Nick Barnes, da Brown e Peter Klein, da Bard College e tem produção de Henrique Gomes, produtor cultural e morador do Complexo da Maré. A exposição tem chamado a atenção do público americano faz parte de uma série de encontros sobre Brasil que acontecerão neste mês de março nos EUA.

Os retratos foram realizados durante os anos de 2013 a 2018, tendo como cenário político e social diversos momentos da história recente de resistência das favelas, como a ocupação do Exército e intervenção Federal. Cada fotografia é o resultado de um encontro dentro de uma casa e de uma conversa sobre a família a partir das perguntas: “Você gostaria de tirar um retrato como antigamente?” e “como gostaria de representar a sua família?”. A partir daí são escolhidos, junto com os fotografados, o lugar e a composição da imagem que partem de definições subjetivas do próprio núcleo familiar.