Artes e Exposições

Com visitação gratuita, 'Mostra Filhos de Gandhy por Christian Cravo' estreia em Salvador

A exposição também se propõe a estimular os sentidos, com a trilha sonora marcada pelos instrumentos de percussão do ijexá

Redação iBahia (agenda@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Prestes a completar 70 anos de existência, o cortejo Filhos de Gandhy ganha exposição fotográfica além de livro com seus integrantes como personagens. A rica história dos integrantes da cultura carnavalesca baiana, será representada através de fotografias de Christian Cravo, que segue em cartaz até 31 de março.


Mais do que uma experiência visual, a exposição também se propõe a estimular outros sentidos, com a trilha sonora marcada pelos instrumentos de percussão específicos do ijexá, ritmo que cadencia o desfile do afoxé, e o inconfundível aroma da alfazema espalhado pelo cortejo da paz.                                     

Foto: Christian Cravo/Divulgação

O início do projeto
O projeto Filhos de Gandhy por Christian Cravo é resultado de três anos de trabalho do artista, e nasceu de seu desejo de dar nome a um personagem que sempre foi tido como uma massa, como o famoso ‘tapete branco’. “O que busquei foi dar uma identidade aos personagens retratados, um rosto, uma idade, uma profissão”, explicou. “Nunca tive relação próxima com os Filhos de Gandhy, mas a minha vontade de fotografar o grupo se deu pelo histórico do meu trabalho, muito voltado para a antropologia visual. Sempre me interessei por temáticas de expressão artística, cultural e religiosa de personagens ao redor do mundo”, disse Christian.

A ‘co-autora’ do projeto foi Adriana, mulher do artista, que o instigou a mergulhar nele quando ainda moravam em São Paulo. Mas ele contou também com a ajuda valiosa de Xiko Lima, à época presidente do Gandhy, que abraçou a causa e ajudou de todas as formas possíveis. “A exposição e livro de Christian Cravo é mais uma oportunidade de mostrar através da sensibilidade do fotógrafo o público que referenda a nossa missão: diversificado, de todos os credos, condições sociais e raças”, declara Xiko.

Serviço
O que: abertura da exposição e lançamento do livro Filhos de Gandhy por Christian Cravo
Quem: fotógrafo e artista Christian Cravo
Quando: abertura da exposição e lançamento do livro dia 19 de fevereiro às 19h | Visitação aberta ao público de 20 de fevereiro a 31 de março, de terça a sexta, das 13h às 19h, sábados, domingos e feriados (exceto Carnaval), das 14h às 18h | 71 3117-6987
Onde: Palacete das Artes (Rua da Graça, 284) – Sala Mário Cravo Júnior
Quanto: Livro: R$ 50,00 | Visita à exposição: gratuita